Mestrados profissionais em rede nacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luís Eduardo
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215077
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2019.
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Os problemas educacionais, especialmente os relacionados a qualidade são complexos e, nesse contexto, o professor frequentemente é apontado como um ator fundamental no processo de aprendizagem, não só conteudista, mas também humanista. Sob essa perspectiva foi criado em 2011 por demanda induzida da Capes o Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional para Qualificação de Professores da Rede Pública da Educação Básica (ProEB), com objetivo de qualificar professores da educação básica a nível stricto sensu e assim melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras. Nesse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é avaliar a influência dos cursos de mestrado profissional em rede nacional do programa ProEB, nos indicadores educacionais das escolas públicas brasileiras. Para tal utilizou-se uma metodologia com abordagem quantitativa, classificada como analítico-observacional. Os dados utilizados nas análises foram secundários, disponibilizados pela CAPES, INEP e IBGE, realizou-se um corte transversal no ano de 2017, a população foi abordada em uma perspectiva ecológica tendo-se como unidade de análise os 5.570 municípios brasileiros. As técnicas utilizadas foram análise espacial e regressão linear múltipla. Como resultado, a análise espacial encontrou indícios de que o formato em rede nacional do ProEB contribui para redução das assimetrias do SNPG por formar professores da educação básica titulados em nível stricto sensu em localidades onde tradicionalmente não há esse nível de formação para tais profissionais. Os modelos de regressão linear múltipla demonstraram indícios de que a titulação dos professores, dentre outros fatores, exerce influência nos indicadores educacionais, Ideb, proficiências em língua portuguesa e matemática.Abstract : Education can be considered an important factor for the economic and social development of the country. From a perspective, public action plans for Brazilian education have been formulated and expressed in national plans. As the example stands out from the National Plan of Education (2014-2024), which aimed to ensure that the quality of information was basic, low, healthy and valuable. Educational problems, especially those related to quality are complex and, in this context, the teacher is identified as a fundamental actor in the learning process, not only content but also humanistic. From a perspective was created in 2011 on demand of the Professional Master's Program in Teacher Qualification Network of the Public Basic Education Network (ProEB), with the objective of qualifying basic education stricto sensu level and thus improve the quality of teaching in the public schools in Brazil. In this context, the objective of this course is to evaluate the professional master courses in the national network of the ProEB program, in the educational indicators of the Brazilian public schools. To do so, use the quantitative methodology, as analytical-observational. The data included in the previous pages, made available by CAPES, INEP and IBGE, published throughout 2017, were approached in an ecological perspective as the unit of analysis of 5,570 Brazilian municipalities. The techniques were linear and linear regression. As a result, a spatial analysis reached the national network format of the ProEB are able to reduce the asymmetries of the SNPG by forming the levels of basic education at stricto sensu level in places where there are usually no levels of learning for such professionals. The linear regression models are presented as indicators of class titration, and other factors influence the educational indicators, the advent of Portuguese and mathematics proficiency.171 p.| il., gráfs., tabs.porAdministraçãoEnsino superiorMestrados profissionais em rede nacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPCAD1109-D.pdfPCAD1109-D.pdfapplication/pdf3880392https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/215077/1/PCAD1109-D.pdfc22416f0e707a33abd9e7a6c54604c03MD51123456789/2150772022-06-20 18:13:01.431oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215077Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-06-20T21:13:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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