Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Fernanda Ozelame de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219161
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
id UFSC_4aa59c83938c5cc4126222270669079e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219161
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professoresSurdezEnsino de QuímicaFormação de professoresTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.Este trabalho tem como objetivo investigar como cursos licenciatura em Química do Estado de Santa Catarina contribuem para favorecer as aprendizagens de seus alunos sobre o tema “ensino de química para surdos”. A importância do estudo do tema considera uma reflexão sobre a qualidade do ensino de química atual ofertada para estudantes surdos, a partir da investigação acerca da formação de professores para atuar com eles, principalmente quando em classes comuns junto a ouvintes. Foi realizada a análise de documentos (projetos pedagógicos dos cursos e ementas de componentes curriculares) de instituições públicas que ofertam cursos de licenciatura em Química no Estado de Santa Catarina. Ademais, foram promovidas entrevistas semiestruturadas com três licenciandas em química. Os documentos e os textos decorrentes das transcrições das entrevistas foram submetidos à análise textual discursiva (MORAES, 2003). Com base nisso, quatro categorias emergiram, sendo elas: a componente curricular Libras e o Ensino de Química: silêncios e articulações; as componentes curriculares obrigatórias e optativas: contribuições para o Ensino de Química para surdos; a Educação Especial em contextos não disciplinares: as contribuições aos estudantes de química surdos; Ensino de Química e a presença do(a) intérprete. Segundo a análise, nota-se que apesar da obrigatoriedade da componente curricular Libras nos cursos de magistério, há pouca articulação desta com o “ensino de química para surdos”. As outras ementas de componentes curriculares analisadas (sem e com prática como componente curricular) foram permeadas por tópicos da Educação Especial, mas sem relação direta com o “ensino de química para surdos”. A partir dos resultados, nota-se a insuficiência do ensino de Libras e das demais oportunidades formativas (disciplinares e não disciplinares) para o estudo do “ensino de química para surdos”, que se apresentam de uma forma muito superficial e em alguns casos inexistentes, contribuindo pouco para formação inicial de professores. Desta forma, reflete-se a respeito da necessidade de enriquecimento das componentes curriculares e de oportunidades formativas não disciplinares no que concerne ao ensino de química para surdos.Florianópolis, SCGonçalves, Fábio PeresUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Fernanda Ozelame de2021-01-14T15:40:55Z2021-01-14T15:40:55Z2020-12-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis55 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219161info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2021-01-14T15:40:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219161Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T15:40:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
title Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
spellingShingle Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
Souza, Fernanda Ozelame de
Surdez
Ensino de Química
Formação de professores
title_short Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
title_full Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
title_fullStr Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
title_full_unstemmed Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
title_sort Ensino de química para surdos: contribuições da formação inicial de professores
author Souza, Fernanda Ozelame de
author_facet Souza, Fernanda Ozelame de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Fábio Peres
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Fernanda Ozelame de
dc.subject.por.fl_str_mv Surdez
Ensino de Química
Formação de professores
topic Surdez
Ensino de Química
Formação de professores
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Curso de Química.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-09
2021-01-14T15:40:55Z
2021-01-14T15:40:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219161
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 55 f.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652346451820544