Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376 |
Resumo: | Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdf |
id |
UFSC_4afbcfd960f8e5f3c056588b371faf5b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/160376 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para criançasEducação matemáticaEnsino primárioGeometriaHistória da educação matemáticaDisponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdfO artigo aborda a geometria para crianças, seu ensino para alunos das primeiras séries escolares. Leva em conta, inicialmente, a trajetória da Geometria para o nível elementar, desde, praticamente, a Independência do Brasil. Nessa análise, evidencia a permanência de conteúdos da geometria euclidiana até quase meados do século XX. Em seguida, analisa as propostas de alteração do ensino de Geometria elaboradas na década de 1960. Com isso, procura mostrar as intenções de modificar os conteúdos desse ramo matemático, em busca da redefinição de um novo elementar: um novo conhecimento elementar de geometria, vindo de processos de apropriação das contribui- ções trazidas pelos estudos da Psicologia cognitiva.Pró-Posições2016-04-07T10:15:27Z2016-04-07T10:15:27Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfValente, Wagner Rodrigues . Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 159-178, 2013.https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376Valente, Wagner Rodriguesporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-07T10:42:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160376Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-07T10:42:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
title |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
spellingShingle |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças Valente, Wagner Rodrigues Educação matemática Ensino primário Geometria História da educação matemática |
title_short |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
title_full |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
title_fullStr |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
title_full_unstemmed |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
title_sort |
Que geometria ensinar? Uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças |
author |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_facet |
Valente, Wagner Rodrigues |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Ensino primário Geometria História da educação matemática |
topic |
Educação matemática Ensino primário Geometria História da educação matemática |
description |
Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/pp/v24n1/v24n1a11.pdf |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 2016-04-07T10:15:27Z 2016-04-07T10:15:27Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues . Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 159-178, 2013. https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376 |
identifier_str_mv |
Valente, Wagner Rodrigues . Que geometria ensinar? uma breve história da redefinição do conhecimento elementar matemático para crianças. Pró-Posições (UNICAMP. Impresso), v. 24, p. 159-178, 2013. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160376 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Posições |
publisher.none.fl_str_mv |
Pró-Posições |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652027797962752 |