A feminilização da coência na Educação Infantil e nos anos iniciais: reflexões sobre gênero a aprtir do currículo do curso de Pedagogia da UFSC

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Bianca Regina
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197195
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
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spelling A feminilização da coência na Educação Infantil e nos anos iniciais: reflexões sobre gênero a aprtir do currículo do curso de Pedagogia da UFSCGênerofeminilização da docênciaPedagogia e currículoTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Este Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo identificar a presença (ou não) do gênero no projeto e no currículo do Curso de Pedagogia da UFSC, analisando se questões sobre a feminização da docência com crianças tem visibilidade nestes documentos, a partir de do seu currículo e do seu Projeto Pedagógico. Para tal, selecionamos todas as disciplinas obrigatórias, totalizando 49 disciplinas. Posteriormente, realizamos uma busca pela palavra-chave “gênero” em todas as ementas das 49 disciplinas, encontrando apenas uma disciplina. Ampliamos o repertório de palavras para tudo que de alguma forma pudesse envolver gênero, como, família, identidade, etnia, diferenças... Neste percurso, selecionamos20 disciplinas, onde fizemos uma leitura atenta do programa de cada uma. Após a leitura, verificamos que sete das disciplinas fazia de alguma forma, referência à palavra gênero, seja nas ementas, nos conteúdos ou nas referências. Das 7 disciplinas, apenas uma fazia menção sobre a feminização da docência. Os achados do estudo apontaram para a necessidade de se ampliar o repertório referente a gênero e a feminização da docência no currículo do curso. Mostraram também a necessidade de maior vigilância na linguagem que refere-se ao curso, seja nos documento, seja nas exposições orais.Florianópolis, SCPereira, Angélica SilvanaUniversidade Federal de Santa CatarinaSoares, Bianca Regina2019-07-08T12:35:22Z2019-07-08T12:35:22Z2017-11-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/197195info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-07-08T12:35:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/197195Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-07-08T12:35:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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