Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, João Pedro Silvestri
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Moecke, Elisa Helena Siegel, Wheeler, Wheeler
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228932
Resumo: A crescente utilização de agrotóxicos apresenta um risco ao meio ambiente. Uma vez que estes contaminantes não são eliminados através do método convencional de tratamento de efluentes, diversos métodos foram estudados, como por exemplo, a utilização do plasma não térmico (PNT). Para avaliar a eficiência do PNT na degradação do pesticida Ridomil® em meio líquido, foi preparado 3 concentrações diferentes, o solo contaminado com as amostras preparadas do pesticida e as minhocas da espécie Eisenia Fetida como bioindicadores. No teste de fuga, observa-se que na concentração de 6,5 g/L não houve rejeição do solo e quando expostas por 15 e 30 min. ao PNT houve rejeição, enquanto às submetidas por 45 min., houve grande aceitação. No teste crônico, na concentração de 9,375 g/L e após passar pelo PNT durante 30 min., foi observado uma menor perda de peso das minhocas, assim como as mudanças na condutividade e na concentração de sulfato nas soluções, indicando que o plasma atua na estrutura química do pesticida.
id UFSC_4b58c8c43773d161a5369bc4bdb03866
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/228932
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento públicoEvaluation of the effect of non thermal plasma on pesticide removal in public water supplyPlasma não TérmicoRidomilEisenia FetidaA crescente utilização de agrotóxicos apresenta um risco ao meio ambiente. Uma vez que estes contaminantes não são eliminados através do método convencional de tratamento de efluentes, diversos métodos foram estudados, como por exemplo, a utilização do plasma não térmico (PNT). Para avaliar a eficiência do PNT na degradação do pesticida Ridomil® em meio líquido, foi preparado 3 concentrações diferentes, o solo contaminado com as amostras preparadas do pesticida e as minhocas da espécie Eisenia Fetida como bioindicadores. No teste de fuga, observa-se que na concentração de 6,5 g/L não houve rejeição do solo e quando expostas por 15 e 30 min. ao PNT houve rejeição, enquanto às submetidas por 45 min., houve grande aceitação. No teste crônico, na concentração de 9,375 g/L e após passar pelo PNT durante 30 min., foi observado uma menor perda de peso das minhocas, assim como as mudanças na condutividade e na concentração de sulfato nas soluções, indicando que o plasma atua na estrutura química do pesticida.The increasing use of pesticides presents a risk to the environment. Since these contaminants are not eliminated through the conventional effluent treatment method, several methods have been studied, such as the use of non-thermal plasma (NTP). To evaluate the efficiency of NTP in the degradation of the pesticide Ridomil® in liquid, 3 different concentrations were prepared, the soil contaminated with the samples prepared from the pesticide and the earthworms of the species Eisenia Fetida as bioindicators. In the escape test, it was observed that at the concentration of 6.5 g/L there was no rejection of the soil and when exposed for 15 and 30 min. to the PNT there was rejection, while the ones submitted for 45 min., there was great acceptance. In the chronic test, at the concentration of 9.375 g/L and after passing the NTP for 30 min, a lower weight loss of the earthworms was observed, as well as the changes in conductivity and sulfate concentration in the solutions, indicating that plasma acts on the chemical structure of the pesticide.2021-10-08T22:41:01Z2021-10-08T22:41:01Z2021-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228932Ferreira, João Pedro SilvestriMoecke, Elisa Helena SiegelWheeler, Wheelerporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-08T22:41:01Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/228932Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-08T22:41:01Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
Evaluation of the effect of non thermal plasma on pesticide removal in public water supply
title Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
spellingShingle Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
Ferreira, João Pedro Silvestri
Plasma não Térmico
Ridomil
Eisenia Fetida
title_short Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
title_full Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
title_fullStr Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
title_full_unstemmed Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
title_sort Avaliação do efeito do plasma frio na remoção de pesticida em águas para abastecimento público
author Ferreira, João Pedro Silvestri
author_facet Ferreira, João Pedro Silvestri
Moecke, Elisa Helena Siegel
Wheeler, Wheeler
author_role author
author2 Moecke, Elisa Helena Siegel
Wheeler, Wheeler
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, João Pedro Silvestri
Moecke, Elisa Helena Siegel
Wheeler, Wheeler
dc.subject.por.fl_str_mv Plasma não Térmico
Ridomil
Eisenia Fetida
topic Plasma não Térmico
Ridomil
Eisenia Fetida
description A crescente utilização de agrotóxicos apresenta um risco ao meio ambiente. Uma vez que estes contaminantes não são eliminados através do método convencional de tratamento de efluentes, diversos métodos foram estudados, como por exemplo, a utilização do plasma não térmico (PNT). Para avaliar a eficiência do PNT na degradação do pesticida Ridomil® em meio líquido, foi preparado 3 concentrações diferentes, o solo contaminado com as amostras preparadas do pesticida e as minhocas da espécie Eisenia Fetida como bioindicadores. No teste de fuga, observa-se que na concentração de 6,5 g/L não houve rejeição do solo e quando expostas por 15 e 30 min. ao PNT houve rejeição, enquanto às submetidas por 45 min., houve grande aceitação. No teste crônico, na concentração de 9,375 g/L e após passar pelo PNT durante 30 min., foi observado uma menor perda de peso das minhocas, assim como as mudanças na condutividade e na concentração de sulfato nas soluções, indicando que o plasma atua na estrutura química do pesticida.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-08T22:41:01Z
2021-10-08T22:41:01Z
2021-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228932
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/228932
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652027105902592