Mulheres na produção de histórias em quadrinhos: da invisibilidade à construção de espaços próprios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Medeiros, Talita Sauer
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216723
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020.
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spelling Universidade Federal de Santa CatarinaMedeiros, Talita SauerFlores, Maria Bernardete Ramos2020-10-21T21:33:22Z2020-10-21T21:33:22Z2020369686https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/216723Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2020.Desde os anos 1970 algumas críticas de arte como Linda Nochlin já questionavam as causas da aparente inexistência das mulheres artistas na história, concluindo que tal ausência se deve mais a exclusão das mulheres das principais instâncias de formação de carreiras artísticas nos séculos XVIII e XIX, do que a uma falta ?natural? de talentos para as artes. Ainda nos dias de hoje, essa ausência forçada da mulher que lhes limita o trabalho artístico não foi de toda resolvida. Isso fica muito claro, no que se refere à esfera dos quadrinhos, na qual o fato de ser mulher ainda lhe rouba em grande medida a atuação, impondo-lhes diversas dificuldades e limitações. Com esse trabalho examinaremos a participação das mulheres na produção e consumo dessa mídia. Pensando através de algumas obras como se dá a inserção das autoras nesse meio majoritariamente masculino, e os espaços que elas ocupam. Perscrutaremos as iniciativas (como os coletivos de mulheres quadrinistas) que foram e vêm sendo tomadas para colaborar com a atuação das autoras. Observando a importância assumida pela organização e a construção de redes de apoio que surgem como resposta às limitações a que estão submetidas e acabam por ser responsáveis em grande parte, pela viabilização da produção e pela inserção. Constatando um movimento cada vez maior no sentido de criar espaços destinados a participação apenas de autoras mulheres e produzidos por mulheres, analisaremos iniciativas que seguem essa linha. Discutiremos ainda como o cenário vem se modificando nos últimos tempos, observando como num meio ainda superado numericamente pelos homens, a produção das mulheres se desenvolve e surpreende. Incutindo uma polifonia e ampliando consideravelmente as possibilidades da arte sequencial. E, embora, por ora, os espaços exclusivos para as autoras ainda sejam necessários, entendemos que há uma intenção e um movimento no sentido da dissolução dessas separações. Já que, em última instância, ao que parece a intenção das autoras e de seus trabalhos é transcender qualquer associação com gêneros, na direção de serem apreciadas e reconhecidas pelas qualidades das obras.Abstract: Since the 1970s, some art critics like Linda Nochlin have questioned the causes of the apparent absence of women artists in history, concluding that such absence is due more to the exclusion of women from the main instances of formation of artistic careers in the 18th and 19th centuries, from than a ?natural? lack of talent for the arts. Even today, this forced absence of the woman who limits their artistic work has not been completely resolved. This is very clear, with regard to the sphere of comics, in which the fact of being a woman still largely robs her of her acting, imposing several difficulties and limitations on them. With this work we will examine the participation of women in the production and consumption of this media. Thinking through some works how the insertion of the authors in this mostly male medium occurs, and the spaces they occupy. We will examine the initiatives (such as the collectives of women comic artists) that were and are being taken to collaborate with the authors' work. Noting the importance assumed by the organization and the construction of support networks that emerge in response to the limitations to which they are subjected and end up being responsible in large part for the viability of production and insertion. Noting an increasing movement towards creating spaces for the participation of only female authors and produced by women, we will analyze initiatives that follow this line. We will also discuss how the scenario has changed in recent times, observing how in a medium still surpassed numerically by men, the production of women develops and surprises. By instilling a polyphony and considerably expanding the possibilities of sequential art. And although, for now, the exclusive spaces for the authors are still necessary, we understand that there is an intention and a movement towards the dissolution of these separations. Since, ultimately, it seems the intention of the authors and their works is to transcend any association with genres, in the direction of being appreciated and recognized for the qualities of the works.392 p.| il.porHistórias em quadrinhosMulheres artistasCartunistasFeminismoCultura popularMulheres na produção de histórias em quadrinhos: da invisibilidade à construção de espaços própriosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALPHST0687-T.pdfPHST0687-T.pdfapplication/pdf35066428https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/216723/-1/PHST0687-T.pdf2201af2c4290cf76e8c5c1b44456ef57MD5-1123456789/2167232020-10-21 18:33:22.333oai:repositorio.ufsc.br:123456789/216723Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:33:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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