Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fabiano Weber da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90250
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
id UFSC_4c4a1f56356a26d0f9ea7bfc8be23fb4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90250
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundoEducação físicaFlorianopolis (SC)Professores de educação fisicaFormação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.O presente projeto visou pesquisar pela ótica qualitativa através da metodologia da pesquisa-ação, junto ao Curso de Formação Continuada para Professores de Educação Física do Município de Florianópolis, um grupo de professores sujeito e produtor do conhecimento de todo o processo investigativo. Durante a pesquisa de campo, trabalhamos com práticas corporais que possibilitaram uma maior aproximação do corpo com suas expressões lúdicas e artísticas no intuito de analisar e construir princípios teóricometodológicos na Educação Física, numa perspectiva onde a educação corporal humana não se apresente descolada de preocupações éticas, estéticas e ecológicas, bem como investigar algumas das suas múltiplas linguagens expressivas que podem auxiliar no conhecimento e cuidado de si. Assim, ao considerarmos a complexidade e a diversidade que constituem estes processos, podemos refletir as imbricadas relações do corpo humano com o mundo - composição entre cultura e natureza - no processo de sensibilização e construção de sua consciência e expressividades através da concepção de corpo sugerida pelo pintor Friedensreich Hundertwasser. Neste sentido, através de práticas corporais que sejam concomitantemente lúdicas, artísticas e ecológicas # com ênfase na sensibilização e cooperação #, com base no #aprendizado sequencial# de Cornell (1997), propomos uma oportunidade de reflexão-ação crítica junto aos três registros ecológicos apontados por Guatarri (1990) que é a relação de cada um consigo mesmo, dos seres humanos entre si e destes com a natureza com base . The present project had the prupose to research a group of teachers who is the knowledge subject and producer of the intire investigational process, through the search-action methodology together with the Sustained Formation Course for Physical Education Teachers of Florianopolis city. During this study, it was done body practices which enabled a better body approaching with its playful and artistic expressions having the objective to analyse and build theoretic methodological principles in Physical Education in a perspective that the human corporal education does not present itself disjointed the ethical, aesthetic and ecological concerns as well as investigating some of several expressive languages which can help with the knoledge and care of themselves. Thus, it can be thought over the body relation with the world - compounded by culture and nature - in the sensibilization and construction process of its conscience and expressions through the body conception suggested by the painter Friedensreich Hundertwasser, when it is considered the diversity and complexity of these processes. Thereby, it is proposed an opportunity for a critical reflection-action together with the three ecological registers mentioned by Guatarri (1990) which are: the realtion of each one with themselves; the human being with themselves; and all of them with nature. It is based in sustainability and construction perspective of a BodyWorld Education through corporal practices which are playful, artistic and ecological at the same time # emphasising sensibilization and cooperation # according to the #sequencial learning# by Cornell (1997).Florianópolis, SCSilva, Ana MárciaBrugger, PaulaUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Fabiano Weber da2012-10-23T07:41:07Z2012-10-23T07:41:07Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis155 f.| il.application/pdf243337http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90250porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T08:34:15Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90250Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T08:34:15Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
title Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
spellingShingle Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
Silva, Fabiano Weber da
Educação física
Florianopolis (SC)
Professores de educação fisica
Formação profissional
title_short Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
title_full Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
title_fullStr Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
title_full_unstemmed Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
title_sort Corpo e natureza: perspectivas para uma educação do corpomundo
author Silva, Fabiano Weber da
author_facet Silva, Fabiano Weber da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ana Márcia
Brugger, Paula
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fabiano Weber da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Florianopolis (SC)
Professores de educação fisica
Formação profissional
topic Educação física
Florianopolis (SC)
Professores de educação fisica
Formação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos. Programa de Pós-Graduação em Educação Física.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T07:41:07Z
2012-10-23T07:41:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 243337
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90250
identifier_str_mv 243337
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90250
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 155 f.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651913773711360