Tramas do olhar: americanismo, guerra fria e a emergência de um noco regime visual no Brasil entre 1945 e 1964
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160760 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2015. |
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Tramas do olhar: americanismo, guerra fria e a emergência de um noco regime visual no Brasil entre 1945 e 1964HistóriaAmericanismosGuerra friaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2015.O presente trabalho é um estudo sobre o período da Guerra Fria no Brasil. No entanto, longe de ser mais uma narrativa sobre os arranjos políticos que levaram a divisão do mundo em duas esferas de influência, ele se propõe a renovar a interpretação desse período histórico a partir de novos vieses, tirando-o de sua relativa homogeneidade. Assim, buscar-se-á entender, a partir de um suporte teórico-metodológico de diversas ciências humanas para o estudo das imagens, como a construção de uma comunidade imaginada ocidental se deu a partir de disputas culturais no plano imagético. Para tanto, serão avaliados os acontecimentos que permitiram a emergência de um novo regime visual e seus reflexos nas possibilidades de construção de identidades e subjetividades coletivas no Brasil no período do pós-Guerra.<br>Abstract : The actual work is a study of the Cold War period in Brazil. However, far from being another political narrative about the arrangements that led to a division of the world in two separate areas of influence, it proposes a new interpretation of this historical period from a new perspective, trying to place it away from its relative homogeneity. Thus, the focus will be to use a varied visual studies theoretical and methodological support to understand how the construction of a Western imagined community was made from a cultural clash on the image. Therefore, it will start from the analysis of the events that let to the emergence of a new visual regime and its effects on the possibilities of construction of identities and collective subjectivities in Brazil in the post-War period.Rampinelli, Waldir JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaArraes, Marcos Alexandre de Melo Santiago2016-04-19T04:17:51Z2016-04-19T04:17:51Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis230 p.| il.application/pdf337714https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/160760porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-04-19T04:17:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/160760Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-04-19T04:17:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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