O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silveira, Clélia Mara Fontanella
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83218
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
id UFSC_4c8a927bbda0a567ddcb35f20c321f39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/83218
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicosDireitoDireitoEstudo e ensino (Superior)DireitoCurriculosCidadaniaDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.Análise do contexto evolutivo histórico onde há a demonstração de que o Direito e os cursos jurídicos no Brasil não se comprometem com a cidadania. Não há espaço para cultivar as utopias e valorizar a prática do discurso de reinventar o mundo. Quando se propõe discutir acerca da cidadania e de suas inter-relações, está se configurando o caminho de novos paradigmas para os cursos de Direito na busca da prática da ética da alteridade. A práxis da vida de Vygotsky, Gramsci e Paulo Freire, entre outros, é a nova história, a realidade do novo emancipatório, dos movimentos sociais centrados na alteridade, na cidadania e na justiça social. O ordenamento jurídico do Brasil - da Constituição Federal aos decretos e portarias - oportuniza a cidadania, e o currículo proposto no curso de Direito da UNESC inaugura uma utopia concreta de transformação, no sentido de despertar o pensamento crítico, como potência de vida criativa para a construção de uma outra sociedade.Florianópolis, SCArruda Junior, Edmundo Lima deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilveira, Clélia Mara Fontanella2012-10-19T21:57:16Z2012-10-19T21:57:16Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf185198http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83218porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T02:20:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83218Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T02:20:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
title O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
spellingShingle O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
Silveira, Clélia Mara Fontanella
Direito
Direito
Estudo e ensino (Superior)
Direito
Curriculos
Cidadania
title_short O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
title_full O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
title_fullStr O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
title_full_unstemmed O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
title_sort O operador do direito e o exercício da cidadania: paradigma nos cursos jurídicos
author Silveira, Clélia Mara Fontanella
author_facet Silveira, Clélia Mara Fontanella
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Arruda Junior, Edmundo Lima de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silveira, Clélia Mara Fontanella
dc.subject.por.fl_str_mv Direito
Direito
Estudo e ensino (Superior)
Direito
Curriculos
Cidadania
topic Direito
Direito
Estudo e ensino (Superior)
Direito
Curriculos
Cidadania
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Jurídicas. Programa de Pós-Graduação em Direito.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T21:57:16Z
2012-10-19T21:57:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 185198
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83218
identifier_str_mv 185198
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83218
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823043315183910912