Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pivetta, Elisa Maria
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016
id UFSC_4ca7d29e072e67a2950709e2704be2ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168149
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngueGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoComunidade de práticaLíngua de sinaisAmbientes virtuais compartilhadosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016Esta tese propõe um framework para interação em ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue (língua portuguesa e língua de sinais) fundamentada na Teoria da Cognição Situada em Comunidades de Prática. O processo teórico orientador requer que os ambientes virtuais contemplem os aspectos da socialização, participação, engajamento, relacionamento, aprendizagem e compartilhamento, visando à criação de valores para o capital do conhecimento. O Ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle, por ser colaborativo, visual, de código fonte aberto, passível de integrar tecnologias internas e externas e usado em grande escala na educação (presencial e à distância), foi selecionado como objeto de estudo. Por outro lado, a literatura e as pesquisas realizadas nesta tese mostram que o Moodle carece de aprimoramento para atender às diferentes habilidades. O procedimento metodológico contemplou pesquisas de cunho qualitativo e exploratório, por meio de entrevistas, ensaios de interação e questionários, a fim de avaliar o Moodle com o público alvo e elicitar requisitos para propor um protótipo de ambiente virtual bilíngue. A otimização do Moodle foi executada por meio do desenvolvimento e integração de novas tecnologias, gerando o protótipo que foi denominado de MooBi (Moodle Bilíngue). Para a especificação dos requisitos, foi realizada uma verificação do MooBi com o público alvo, utilizando as técnicas ensaios de interação e questionário. A análise e verificação dos requisitos permitiram detectar inconformidades, gerar especificações, sugestões e novas recomendações, dando origem ao framework Interato, uma estrutura conceitual para um AVEA bilíngue com criação de valores em Comunidades de Prática. <br>Abstract : This thesis proposes a framework for interaction in virtual environment of bilingual teaching and learning (Portuguese Language and Sign Language) based on the Theory of Situated Cognition in communities of practice. The theoretical advising process requires that the virtual environments comprises aspects of socialization, participation, engagement, relationships, learning, and sharing, aiming at the creation of values for capital knowledge. The virtual learning environment (VLE) Moodle, for being a collaborative, visual, open source code, integrating internal and external technologies and used on a large scale in education (face-to-face and distance learning), it was selected as the object of study. On the other hand, the literature and the research conducted in this thesis show that Moodle needs improvement in order to meet the different skills. The methodological procedure analyzed qualitative and exploratory surveys, through interviews, questionnaires and interaction tests to assess the Moodle with the targeted audience and bring out requirements to propose a concept of bilingual virtual environment. Optimizing Moodle was executed through the development and integration of new technologies, generating the prototype that was called MooBi (Moodle Bilingual). For the specification of requirements, a verify of the target public MooBi was conducted, using the techniques of interaction and questioning. The review and verification of the requirements allowed detect non-conformities, generate specifications, suggestions and new recommendations, leading to the Interato framework, a conceptual framework for a bilingual VLE with value creation in communities of practice.Ulbricht, Vânia RibasBaldessar, Maria JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaPivetta, Elisa Maria2016-09-20T04:57:30Z2016-09-20T04:57:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis305 p.| ils., tabs., grafs.application/pdf340789https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:57:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168149Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:57:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
title Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
spellingShingle Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
Pivetta, Elisa Maria
Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Comunidade de prática
Língua de sinais
Ambientes virtuais compartilhados
title_short Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
title_full Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
title_fullStr Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
title_full_unstemmed Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
title_sort Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
author Pivetta, Elisa Maria
author_facet Pivetta, Elisa Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ulbricht, Vânia Ribas
Baldessar, Maria José
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Pivetta, Elisa Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Comunidade de prática
Língua de sinais
Ambientes virtuais compartilhados
topic Gestão do conhecimento
Engenharia e gestão do conhecimento
Comunidade de prática
Língua de sinais
Ambientes virtuais compartilhados
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-09-20T04:57:30Z
2016-09-20T04:57:30Z
2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 340789
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149
identifier_str_mv 340789
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 305 p.| ils., tabs., grafs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652368963698688