Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016 |
id |
UFSC_4ca7d29e072e67a2950709e2704be2ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/168149 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngueGestão do conhecimentoEngenharia e gestão do conhecimentoComunidade de práticaLíngua de sinaisAmbientes virtuais compartilhadosTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016Esta tese propõe um framework para interação em ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue (língua portuguesa e língua de sinais) fundamentada na Teoria da Cognição Situada em Comunidades de Prática. O processo teórico orientador requer que os ambientes virtuais contemplem os aspectos da socialização, participação, engajamento, relacionamento, aprendizagem e compartilhamento, visando à criação de valores para o capital do conhecimento. O Ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVEA) Moodle, por ser colaborativo, visual, de código fonte aberto, passível de integrar tecnologias internas e externas e usado em grande escala na educação (presencial e à distância), foi selecionado como objeto de estudo. Por outro lado, a literatura e as pesquisas realizadas nesta tese mostram que o Moodle carece de aprimoramento para atender às diferentes habilidades. O procedimento metodológico contemplou pesquisas de cunho qualitativo e exploratório, por meio de entrevistas, ensaios de interação e questionários, a fim de avaliar o Moodle com o público alvo e elicitar requisitos para propor um protótipo de ambiente virtual bilíngue. A otimização do Moodle foi executada por meio do desenvolvimento e integração de novas tecnologias, gerando o protótipo que foi denominado de MooBi (Moodle Bilíngue). Para a especificação dos requisitos, foi realizada uma verificação do MooBi com o público alvo, utilizando as técnicas ensaios de interação e questionário. A análise e verificação dos requisitos permitiram detectar inconformidades, gerar especificações, sugestões e novas recomendações, dando origem ao framework Interato, uma estrutura conceitual para um AVEA bilíngue com criação de valores em Comunidades de Prática. <br>Abstract : This thesis proposes a framework for interaction in virtual environment of bilingual teaching and learning (Portuguese Language and Sign Language) based on the Theory of Situated Cognition in communities of practice. The theoretical advising process requires that the virtual environments comprises aspects of socialization, participation, engagement, relationships, learning, and sharing, aiming at the creation of values for capital knowledge. The virtual learning environment (VLE) Moodle, for being a collaborative, visual, open source code, integrating internal and external technologies and used on a large scale in education (face-to-face and distance learning), it was selected as the object of study. On the other hand, the literature and the research conducted in this thesis show that Moodle needs improvement in order to meet the different skills. The methodological procedure analyzed qualitative and exploratory surveys, through interviews, questionnaires and interaction tests to assess the Moodle with the targeted audience and bring out requirements to propose a concept of bilingual virtual environment. Optimizing Moodle was executed through the development and integration of new technologies, generating the prototype that was called MooBi (Moodle Bilingual). For the specification of requirements, a verify of the target public MooBi was conducted, using the techniques of interaction and questioning. The review and verification of the requirements allowed detect non-conformities, generate specifications, suggestions and new recommendations, leading to the Interato framework, a conceptual framework for a bilingual VLE with value creation in communities of practice.Ulbricht, Vânia RibasBaldessar, Maria JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaPivetta, Elisa Maria2016-09-20T04:57:30Z2016-09-20T04:57:30Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis305 p.| ils., tabs., grafs.application/pdf340789https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-09-20T04:57:30Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/168149Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-09-20T04:57:30Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
title |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
spellingShingle |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue Pivetta, Elisa Maria Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Comunidade de prática Língua de sinais Ambientes virtuais compartilhados |
title_short |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
title_full |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
title_fullStr |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
title_full_unstemmed |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
title_sort |
Criação de valores em comunidades de prática: um framework para um ambiente virtual de ensino e aprendizagem bilíngue |
author |
Pivetta, Elisa Maria |
author_facet |
Pivetta, Elisa Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ulbricht, Vânia Ribas Baldessar, Maria José Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pivetta, Elisa Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Comunidade de prática Língua de sinais Ambientes virtuais compartilhados |
topic |
Gestão do conhecimento Engenharia e gestão do conhecimento Comunidade de prática Língua de sinais Ambientes virtuais compartilhados |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento, Florianópolis, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-09-20T04:57:30Z 2016-09-20T04:57:30Z 2016 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
340789 https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149 |
identifier_str_mv |
340789 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/168149 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
305 p.| ils., tabs., grafs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652368963698688 |