A educação geográfica de estudantes surdos em uma escola polo da Grande Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Sarah
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130898
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Geografia, Florianópolis, 2013.
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O referencial teórico buscado para tanto aborda a surdez, a educação especial na perspectiva da educação inclusiva, a educação bilíngue, a geografia escolar e a linguagem empregada por pessoas surdas, ou seja, língua de sinais (LS), as quais são línguas naturais das comunidades surdas. No caso do Brasil é a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Analisamos na escola as duas possibilidades de educação de alunos surdos no ensino regular, de um lado educandos surdos inseridos com todos os alunos em diferentes séries/turmas e do outro lado uma turma formada apenas por estudantes surdos. Na primeira, a linguagem de comunicação e ensino é o Português, tendo um intérprete para a Libras. No segundo caso, a linguagem é a Libras e o Português é aprendido ou utilizado em situações necessárias, constituindo o que se designa de turma bilíngue. Para averiguar o processo educativo dos alunos surdos foram conduzidas entrevistas com a comunidade escolar, com alunos surdos e efetuada a análise de documentos escolares como o Projeto Político Pedagógico da escola e os planejamentos dos professores de Geografia. Também foram observadas aulas de diferentes disciplinas e especialmente as aulas de Geografia. Os resultados da pesquisa revelam que a maior barreira enfrentada na educação de surdos é a diferença linguística na escola e a falta de preparo escolar perante o processo de inclusão que se fez por exigência da legislação. Sobre o ensino de Geografia, a maneira que é ensinada na sala bilíngue é capaz de conduzir à educação geográfica do aluno surdo. Porém, na sala dita inclusiva, não há como esse estudante compreender o que é Geografia e sua utilidade para a vida, pois ele não consegue acompanhar as aulas de maneira que são ministradas.<br>Abstract : The purpose of this work is to investigate how is the inclusion of deaf students in the discipline of Geography, at Elementary School Nossa Senhora da Conceição in San Jose - Santa Catarina next the capital of state. Configured as study subjects deaf students, teachers responsible for the resource rooms, interpreters and teachers of the Geography subjects. The theoretical sought to address both deafness, special education from the perspective of inclusive education, bilingual education, school geography and language used by deaf people, ie, sign language ( SL), which are natural languages communities deaf. In the case of Brazil is the Brazilian Sign Language (Libras). We analyze the two possibilities in school education of deaf students in regular education, on the one hand deaf students entered with all students in different grades / classes and across a group consisting only of deaf students. At first, the language of communication and instruction is in portuguese, having an interpreter for Libras. In the second case, portuguese language and Libras are learned or used in necessary situations, constituting what is called the bilingual class. To determine the educational process of students deaf interviews were conducted with the school community, with deaf students and performed the analysis of school documents as the Political Pedagogical Project of the school and the schedules of Geography teachers. Classes from different disciplines and especially Geography lessons were also observed. The survey results reveal that the biggest barrier faced in deaf education is the linguistic difference in the school and the lack of school preparedness before the process of inclusion that was made as required by the legislation. On the teaching of Geography, the way it is taught in bilingual room can lead to geographical education of deaf students. However, the room dictates inclusive, there is no way this student understand what is geography and its usefulness for life, because he can not follow the lessons in ways that are taught.Nogueira, Ruth EmiliaUniversidade Federal de Santa CatarinaAndrade, Sarah2015-03-18T20:51:22Z2015-03-18T20:51:22Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis95 p.| il.application/pdf327749https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/130898porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-03-18T20:51:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/130898Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-03-18T20:51:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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