Blumenau também é a cidade do rap: pensando "espaço" a partir dos rappers em Blumenau

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scoz, Tatiane Melissa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95103
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011
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spelling Blumenau também é a cidade do rap: pensando "espaço" a partir dos rappers em BlumenauAntropologia socialRAPEspaçoArteBlumenau (SC)Performance (Arte)MusicaBlumenau (SC)Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social, Florianópolis, 2011O presente trabalho é uma etnografia das práticas de cantores e cantoras de rap de Blumenau e sua relação com a cidade, centrada na noção "nativa" de "espaço". Saber quais são os sentidos atribuídos a este termo, sobre quais "espaços" os rappers estão falando, o que significa ter ou não ter "espaço" para o rap numa cidade cuja representação no imaginário social remete ao mito da fundação "alemã", foram questões que guiaram este estudo. Compreender os sentidos de "espaço" implica levar em consideração os contextos de significação dessa categoria "nativa", que parecem estar relacionados às produções musicais dos rappers; aos grupos de rap; aos usos que os rappers fazem da Internet e dos espaços físicos da cidade; aos modos de ser rapper; e ao sentimento de pertença à "periferia". partir do diálogo entre saberes "nativos" e a teoria acadêmica, a noção de "espaço" parece remeter a um complexo conjunto de ideias: espaço enquanto um ambiente físico; como oportunidade para os rappers divulgarem e comercializarem suas músicas; como "territórios de subjetivação", ou seja, como um lugar construído pelas diferentes formas de inserção e exclusão social, pelas distintas demandas de pertencimento. Estas questões permitem conhecer os "espaços" que os rappers constroem e percebem, de certa forma, como sendo seus, e os diferentes usos, reapropriações e formas de identificações e diferenciações que os rappers elaboram nos lugares que ocupam e/ou habitam, criando uma cartografia do rap em Blumenau e afetando os próprios olhares sobre a cidade.Cardoso, Vânia ZikánUniversidade Federal de Santa CatarinaScoz, Tatiane Melissa2012-10-25T20:39:58Z2012-10-25T20:39:58Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis223 p.| il.application/pdf290613http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95103porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-03T17:47:21Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/95103Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-06-03T17:47:21Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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