Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
id |
UFSC_4d5887ffb6dc1f598ff760a169c9e895 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92732 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenhariaEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação em engenhariaAvaliaçãoInovações tecnológicasProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este estudo parte da problematização das possibilidades inerentes à aprendizagem de Avaliação de Impacto Tecnológico (AIT) para reflexão e análise dos desafios que o processo de inovação tecnológica e a problemática ambiental acarretam à docência e Educação em Engenharia. Pressupõe-se que muitas das implicações socioambientais são em parte decorrentes do "perfil" dos produtos, processos ou serviços desenvolvidos por engenheiros e esse perfil é definido por decisões que decorrem de determinadas crenças e valores. Deste contexto, emergiu o questionamento sobre as bases que estão formando profissionais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas e que nível de consciência está determinando essas escolhas. Com o objetivo de apresentar alternativas e princípios educativos para estimular a aprendizagem da avaliação de impacto tecnológico (AIT) na educação em engenharia e na formação inicial e continuada do professor-engenheiro, fundamentou-se uma concepção de AIT que a qualifica como um exercício acadêmico, baseado na problematização do fazer tecnológico, cujo fim é desvelar as concepções equivocadas sobre a Ciência e a Tecnologia e abrir espaço para a reflexão acerca das possíveis implicações que as atividades da engenharia podem desencadear, de modo a despender ações para preveni-las. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada individual e a amostra foi composta por professores e alunos da graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Os resultados indicaram um ensino conteudista e predominantemente técnico, cuja ênfase é a eficiência. Destacou-se que a AIT, aparece vinculada ao processo de aprendizagem de desenvolvimento de produtos e projetos tecnológicos de forma incipiente. As concepções apresentadas sobre a AIT demonstraram um baixo nível de sintonia com as recomendações que emanam das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para a graduação em engenharia, sendo que a AIT não chega a permear o universo de preocupação de parte dos entrevistados. Em relação às compreensões a respeito da ciência e da tecnologia, detectou-se o predomínio da concepção de tecnologia como ciência aplicada, uma margem significativa de posições ambíguas e contraditórias ligadas à neutralidade da ciência, ao determinismo tecnológico e ao modelo de decisões tecnocráticas. No seu conjunto essas concepções caracterizam um nível de consciência ingênuo. Como alternativa para superação dessas lacunas propõe-se a prática de AIT articulada com o enfoque em Ciência, Tecnologia Sociedade (CTS) e subsidiada pelo referencial freiriano, mais especificamente pelos três momentos pedagógicos. Argumenta-se que esse nível de intervenção na formação de engenheiros e de seus professores poderá contribuir para a superação dessas contradições em um movimento favorável à construção de uma educação científica e tecnológica mais crítica e humana.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioSant'Anna, Fernando Soares PintoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarletto, Marcia Regina2012-10-24T11:40:44Z2012-10-24T11:40:44Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf264567http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:55:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
title |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
spellingShingle |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia Carletto, Marcia Regina Educação Educação científica e tecnológica Educação em engenharia Avaliação Inovações tecnológicas Professores - Formação |
title_short |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
title_full |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
title_fullStr |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
title_full_unstemmed |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
title_sort |
Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia |
author |
Carletto, Marcia Regina |
author_facet |
Carletto, Marcia Regina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Delizoicov, Demetrio Sant'Anna, Fernando Soares Pinto Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carletto, Marcia Regina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Educação científica e tecnológica Educação em engenharia Avaliação Inovações tecnológicas Professores - Formação |
topic |
Educação Educação científica e tecnológica Educação em engenharia Avaliação Inovações tecnológicas Professores - Formação |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 2009 2012-10-24T11:40:44Z 2012-10-24T11:40:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
264567 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732 |
identifier_str_mv |
264567 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1 v.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652279204544512 |