Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carletto, Marcia Regina
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
id UFSC_4d5887ffb6dc1f598ff760a169c9e895
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/92732
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenhariaEducaçãoEducação científica e tecnológicaEducação em engenhariaAvaliaçãoInovações tecnológicasProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.Este estudo parte da problematização das possibilidades inerentes à aprendizagem de Avaliação de Impacto Tecnológico (AIT) para reflexão e análise dos desafios que o processo de inovação tecnológica e a problemática ambiental acarretam à docência e Educação em Engenharia. Pressupõe-se que muitas das implicações socioambientais são em parte decorrentes do "perfil" dos produtos, processos ou serviços desenvolvidos por engenheiros e esse perfil é definido por decisões que decorrem de determinadas crenças e valores. Deste contexto, emergiu o questionamento sobre as bases que estão formando profissionais para o desenvolvimento de tecnologias adequadas e que nível de consciência está determinando essas escolhas. Com o objetivo de apresentar alternativas e princípios educativos para estimular a aprendizagem da avaliação de impacto tecnológico (AIT) na educação em engenharia e na formação inicial e continuada do professor-engenheiro, fundamentou-se uma concepção de AIT que a qualifica como um exercício acadêmico, baseado na problematização do fazer tecnológico, cujo fim é desvelar as concepções equivocadas sobre a Ciência e a Tecnologia e abrir espaço para a reflexão acerca das possíveis implicações que as atividades da engenharia podem desencadear, de modo a despender ações para preveni-las. A abordagem metodológica utilizada foi a qualitativa de natureza interpretativa. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada individual e a amostra foi composta por professores e alunos da graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC e Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR. Os resultados indicaram um ensino conteudista e predominantemente técnico, cuja ênfase é a eficiência. Destacou-se que a AIT, aparece vinculada ao processo de aprendizagem de desenvolvimento de produtos e projetos tecnológicos de forma incipiente. As concepções apresentadas sobre a AIT demonstraram um baixo nível de sintonia com as recomendações que emanam das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN's) para a graduação em engenharia, sendo que a AIT não chega a permear o universo de preocupação de parte dos entrevistados. Em relação às compreensões a respeito da ciência e da tecnologia, detectou-se o predomínio da concepção de tecnologia como ciência aplicada, uma margem significativa de posições ambíguas e contraditórias ligadas à neutralidade da ciência, ao determinismo tecnológico e ao modelo de decisões tecnocráticas. No seu conjunto essas concepções caracterizam um nível de consciência ingênuo. Como alternativa para superação dessas lacunas propõe-se a prática de AIT articulada com o enfoque em Ciência, Tecnologia Sociedade (CTS) e subsidiada pelo referencial freiriano, mais especificamente pelos três momentos pedagógicos. Argumenta-se que esse nível de intervenção na formação de engenheiros e de seus professores poderá contribuir para a superação dessas contradições em um movimento favorável à construção de uma educação científica e tecnológica mais crítica e humana.Florianópolis, SCDelizoicov, DemetrioSant'Anna, Fernando Soares PintoUniversidade Federal de Santa CatarinaCarletto, Marcia Regina2012-10-24T11:40:44Z2012-10-24T11:40:44Z20092009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis1 v.| il.application/pdf264567http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T00:55:00Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92732Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T00:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
title Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
spellingShingle Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
Carletto, Marcia Regina
Educação
Educação científica e tecnológica
Educação em engenharia
Avaliação
Inovações tecnológicas
Professores -
Formação
title_short Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
title_full Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
title_fullStr Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
title_full_unstemmed Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
title_sort Avaliação de impacto tecnológico: alternativas e desafios para a educação crítica em engenharia
author Carletto, Marcia Regina
author_facet Carletto, Marcia Regina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Delizoicov, Demetrio
Sant'Anna, Fernando Soares Pinto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carletto, Marcia Regina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Educação em engenharia
Avaliação
Inovações tecnológicas
Professores -
Formação
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Educação em engenharia
Avaliação
Inovações tecnológicas
Professores -
Formação
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009
2009
2012-10-24T11:40:44Z
2012-10-24T11:40:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 264567
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732
identifier_str_mv 264567
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92732
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1 v.| il.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652279204544512