A fixão e o desaparecimento no casus Ricardo Lísias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Gustavo Ramos da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204436
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.
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spelling A fixão e o desaparecimento no casus Ricardo LísiasLiteraturaPsicanálise na literaturaLoucuraDireito na literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2019.Esta tese trabalha dois conceitos, a fixão e o desaparecimento, a partir do casus de Ricardo Lísias. O casus significa tanto o acontece por acaso, no jogo, quanto a queda, o que cai. A partir dessa disjunção, propõe-se aqui, na primeira parte, a análise de alguns escritos de Ricardo Li´sias, tais como: Delegado Tobias (2014), Concentração e outros contos (2015), A vista particular (2016) e o Inquérito Policial Família Tobias (2016), sob o prisma do desaparecimento da obra na~o enquanto inexistente, porém deslocada do campo de visão. Diante disso, na segunda parte, percebemos não se poder mais abordar tais escritos como sendo de ficção, mas sim o que Lacan grafou como fixão: o impossível que se fixa pela estrutura mesma da linguagem. Sendo assim, faz-se necessário encenar esta fixão a partir do acaso e da queda.Abstract : This thesis works two concepts, the fixation and the disappearance,from the casus of Ricardo Lísias. The casus means both what happensby chance, in the game, and the fall, which falls. From this disjunction,it is proposed here, in the first part, the analysis of some writings ofRicardo Lísias, such as: Delegado Tobias (2014), Concentração eoutros contos (2015), A vista particular (2016) and the InquéritoPolicial Família Tobias (2016), under the prism of the disappearance ofthe work while not existent but displaced from the field of vision. Onthis, in the second part, we see that we can no longer approach suchwritings as being fiction, but rather what Lacan has written as a fixion:the impossible that is fixed by the very structure of language. Thus, it isnecessary to stage this fixation from chance and fall.Antelo, RaúlUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Gustavo Ramos da2020-02-28T18:04:35Z2020-02-28T18:04:35Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis399 p.| il.application/pdf364349https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204436porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:04:36Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204436Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:04:36Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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