O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Giacomin, Letícia Melo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.
id UFSC_4d885efa15a80e7cc593c33203888516
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219474
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificaçõesLinguísticaLíngua portuguesaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.Essa pesquisa tematizou o ensino de conhecimentos gramaticais nos anos finais do Ensino Fundamental: desafios de uma abordagem conceitual em favor da interação social. Em convergência com essa temática, o objetivo geral foi descrever conteúdos curriculares de Língua Portuguesa de sexto a nono ano do Ensino Fundamental implicados no presente estudo, explicar o delineamento descrito e, em se mostrando relevante, propor ressignificações para o ensino de conhecimentos gramaticais, pela via de abordagem conceitual em favor de uma concepção de língua como interação social, na busca pela autorregulação da conduta discente, de modo a facultar a ampliação crítica do repertório cultural dos estudantes. Este estudo guiou-se pelas teorizações de base vygotskiana e bakhtiniana, fundamentalmente em desdobramentos dela em publicações de João Wanderley Geraldi, Luiz Percival Leme Britto, entre outros autores que tratam da temática do ensino de conhecimentos gramaticais. Para isso, realizou-se pesquisa documental nas Redes Públicas Municipais de Ensino de quatro municípios do macroentorno da UFSC e análise da Base Nacional Comum Curricular na área da Língua Portuguesa de sexto a nono anos do Ensino Fundamental, numa busca por identificar o que se coloca como conteúdo de Língua Portuguesa. A análise dos dados pauta-se em diretrizes do Grupo Cultura Escrita e Escolarização, consolidadas em Correia (2017), e os resultados sustentam a seguinte tese: Concepções controversas do conceito de análise linguística caracterizam documentos institucionais nacional e municipais, o que redunda em uma dualidade de abordagem, na qual se retoma/se mantém a assepsia categorial e funcional da tradição normativista e taxionômica escolar e na qual se instauram repetições, incongruências, deslocamentos e vagueza, em traçados inquietadores do que sejam conteúdos de Língua Portuguesa, a requerer, portanto, ressignificações. Tributa-se aquela controvérsia a mixagens de filiações filosóficas distintas e defende-se essa ressignificação a partir de coerência de filiação específica.Abstract: The theme of this research is the teaching of grammatical knowledge in the final years of Elementary School: challenges of a conceptual approach in favor of social interaction. In convergence with this theme, the general objective was to describe curricular contents of Portuguese Language from the sixth to ninth grade of Elementary School involved in this study, explain the outline described and, in showing itself to be relevant, propose resignifications for the teaching of grammatical knowledge, by a conceptual approach in favor of a conception of language as social interaction, in the search for self-regulation of student conduct, in order to provide the critical expansion of the cultural repertoire of students. This study was guided by the vygotskian and bakhtinian theorizations, fundamentally in its unfolding in publications by João Wanderley Geraldi, Luiz Percival Leme Britto, among other authors dealing with the theme of teaching grammatical knowledge. To this end, a documentary research was carried out in the Municipal Public Education Networks of four municipalities in the UFSC macro-surroundings and an analysis of the Base Nacional Comum Curricular in the area of Portuguese Language from sixth to ninth years of Elementary School, in a search to identify what is presented as Portuguese language content. The analysis of the data is guided by guidelines of the Written Culture and Schooling Group, consolidated in Correia (2017), and the results support the following thesis: Controversial conceptions of the concept of linguistic analysis characterize national and municipal institutional documents, which results in a dual approach, in which the categorical and functional asepsis of the school's normativist and taxonomic tradition is resumed/maintained and in which repetitions, incongruences, displacements and vagueness are established, in unsettling outlines of what are Portuguese-speaking content, thus requiring re-signification. That controversy is taxed on mixtures of different philosophical affiliations and this reframing is defended based on coherence of specific affiliation.Cerutti-Rizzatti, Mary ElizabethUniversidade Federal de Santa CatarinaGiacomin, Letícia Melo2021-01-14T18:10:45Z2021-01-14T18:10:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis328 p.| il.application/pdf370858https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:10:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219474Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:10:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
title O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
spellingShingle O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
Giacomin, Letícia Melo
Linguística
Língua portuguesa
title_short O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
title_full O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
title_fullStr O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
title_full_unstemmed O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
title_sort O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
author Giacomin, Letícia Melo
author_facet Giacomin, Letícia Melo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Giacomin, Letícia Melo
dc.subject.por.fl_str_mv Linguística
Língua portuguesa
topic Linguística
Língua portuguesa
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2021-01-14T18:10:45Z
2021-01-14T18:10:45Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 370858
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474
identifier_str_mv 370858
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 328 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652048536698880