O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020. |
id |
UFSC_4d885efa15a80e7cc593c33203888516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/219474 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificaçõesLinguísticaLíngua portuguesaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020.Essa pesquisa tematizou o ensino de conhecimentos gramaticais nos anos finais do Ensino Fundamental: desafios de uma abordagem conceitual em favor da interação social. Em convergência com essa temática, o objetivo geral foi descrever conteúdos curriculares de Língua Portuguesa de sexto a nono ano do Ensino Fundamental implicados no presente estudo, explicar o delineamento descrito e, em se mostrando relevante, propor ressignificações para o ensino de conhecimentos gramaticais, pela via de abordagem conceitual em favor de uma concepção de língua como interação social, na busca pela autorregulação da conduta discente, de modo a facultar a ampliação crítica do repertório cultural dos estudantes. Este estudo guiou-se pelas teorizações de base vygotskiana e bakhtiniana, fundamentalmente em desdobramentos dela em publicações de João Wanderley Geraldi, Luiz Percival Leme Britto, entre outros autores que tratam da temática do ensino de conhecimentos gramaticais. Para isso, realizou-se pesquisa documental nas Redes Públicas Municipais de Ensino de quatro municípios do macroentorno da UFSC e análise da Base Nacional Comum Curricular na área da Língua Portuguesa de sexto a nono anos do Ensino Fundamental, numa busca por identificar o que se coloca como conteúdo de Língua Portuguesa. A análise dos dados pauta-se em diretrizes do Grupo Cultura Escrita e Escolarização, consolidadas em Correia (2017), e os resultados sustentam a seguinte tese: Concepções controversas do conceito de análise linguística caracterizam documentos institucionais nacional e municipais, o que redunda em uma dualidade de abordagem, na qual se retoma/se mantém a assepsia categorial e funcional da tradição normativista e taxionômica escolar e na qual se instauram repetições, incongruências, deslocamentos e vagueza, em traçados inquietadores do que sejam conteúdos de Língua Portuguesa, a requerer, portanto, ressignificações. Tributa-se aquela controvérsia a mixagens de filiações filosóficas distintas e defende-se essa ressignificação a partir de coerência de filiação específica.Abstract: The theme of this research is the teaching of grammatical knowledge in the final years of Elementary School: challenges of a conceptual approach in favor of social interaction. In convergence with this theme, the general objective was to describe curricular contents of Portuguese Language from the sixth to ninth grade of Elementary School involved in this study, explain the outline described and, in showing itself to be relevant, propose resignifications for the teaching of grammatical knowledge, by a conceptual approach in favor of a conception of language as social interaction, in the search for self-regulation of student conduct, in order to provide the critical expansion of the cultural repertoire of students. This study was guided by the vygotskian and bakhtinian theorizations, fundamentally in its unfolding in publications by João Wanderley Geraldi, Luiz Percival Leme Britto, among other authors dealing with the theme of teaching grammatical knowledge. To this end, a documentary research was carried out in the Municipal Public Education Networks of four municipalities in the UFSC macro-surroundings and an analysis of the Base Nacional Comum Curricular in the area of Portuguese Language from sixth to ninth years of Elementary School, in a search to identify what is presented as Portuguese language content. The analysis of the data is guided by guidelines of the Written Culture and Schooling Group, consolidated in Correia (2017), and the results support the following thesis: Controversial conceptions of the concept of linguistic analysis characterize national and municipal institutional documents, which results in a dual approach, in which the categorical and functional asepsis of the school's normativist and taxonomic tradition is resumed/maintained and in which repetitions, incongruences, displacements and vagueness are established, in unsettling outlines of what are Portuguese-speaking content, thus requiring re-signification. That controversy is taxed on mixtures of different philosophical affiliations and this reframing is defended based on coherence of specific affiliation.Cerutti-Rizzatti, Mary ElizabethUniversidade Federal de Santa CatarinaGiacomin, Letícia Melo2021-01-14T18:10:45Z2021-01-14T18:10:45Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis328 p.| il.application/pdf370858https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-01-14T18:10:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/219474Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-01-14T18:10:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
title |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
spellingShingle |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações Giacomin, Letícia Melo Linguística Língua portuguesa |
title_short |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
title_full |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
title_fullStr |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
title_full_unstemmed |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
title_sort |
O ensino de conhecimentos gramaticais: em busca de ressignificações |
author |
Giacomin, Letícia Melo |
author_facet |
Giacomin, Letícia Melo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Cerutti-Rizzatti, Mary Elizabeth Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Giacomin, Letícia Melo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Linguística Língua portuguesa |
topic |
Linguística Língua portuguesa |
description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Lingüística, Florianópolis, 2020. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2021-01-14T18:10:45Z 2021-01-14T18:10:45Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
370858 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474 |
identifier_str_mv |
370858 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219474 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
328 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652048536698880 |