Adaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aula
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Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88293 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo |
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Universidade Federal de Santa CatarinaHara, Americo HiroyukiPereira, Fernando Oscar Ruttkay2012-10-22T07:25:37Z2012-10-22T07:25:37Z20062006236307http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/88293Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoA energia não é economizada pela disponibilidade da luz natural no ambiente interno, mas da atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial. A atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial está relacionada com a iluminância no ambiente interno. O ser humano não percebe a luz de forma absoluta como os sensores dos luxímetros e luminancímetros, dessa forma, somente disponibilidade da luz no plano horizontal não é suficiente para explicar a atitude do usuário. Nesse sentido, sugere-se que as condições de iluminação no espaço de transição influencia na atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial. O objetivo do estudo é investigar a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação artificial em ambientes escolares considerando a adaptação do usuário às condições de iluminação no espaço de transição e de permanência. A metodologia consistiu da caracterização das condições de iluminação no espaço de transição e de permanência por meio do levantamento de dados das iluminâncias verticais (que caracteriza a iluminância no plano da face do usuário) e horizontais e do acionamento das lâmpadas no início da ocupação. Os objetos de estudos escolhidos foram salas de aula do edifício do curso de Arquitetura e Urbanismo, do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), localizados no campus da Universidade Federal de Santa Catarina. Na Arquitetura e Urbanismo foi possível realizar medições nos períodos matutino e vespertino, enquanto que no CCE e no NDI, as medições ocorreram somente em um período do dia. Na análise dos dados, o acionamento do sistema de iluminação foi relacionado com as iluminâncias verticais e horizontais. Os resultados dos gráficos indicam que somente a iluminância no plano horizontal não explica a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação e que a iluminação no espaço de transição influencia na atitude do usuário de acionar o sistema de iluminação artificial. O estudo permite concluir que a metodologia adotada apresenta uma forma de investigar a atitude do usuário sobre o sistema de iluminação, e a relação entre iluminância vertical entre os espaços de transição e de permanência pode ser um outro parâmetro que ajuda a explicar a atitude do usuário.161 f.| il., grafs., tabs.porFlorianópolis, SCArquiteturaSalas de aulaIluminacao de interioresIluminação naturalAdaptação às condições de iluminação natural: uma investigação da atitude do usuário sobre a iluminação artificial em salas de aulainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL236307.pdfapplication/pdf7832204https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88293/1/236307.pdf7c8d4bf88b4204ffa46ff4afa0fe0903MD51TEXT236307.pdf.txt236307.pdf.txtExtracted Texttext/plain199165https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88293/2/236307.pdf.txt1babf098aef8d7ea276b20517cc57775MD52THUMBNAIL236307.pdf.jpg236307.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1394https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/88293/3/236307.pdf.jpg4f4d929e56b857603b5aada02dd03431MD53123456789/882932013-05-04 22:27:32.652oai:repositorio.ufsc.br:123456789/88293Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T01:27:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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