Desenvolvimento do Simulador de Equipamentos e Auxiliares para o Sistema de Controle Centralizado da Linha 5 do metrô de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dal Pont, Ana Carolina Vieira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218628
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.
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spelling Desenvolvimento do Simulador de Equipamentos e Auxiliares para o Sistema de Controle Centralizado da Linha 5 do metrô de São PauloAutomação IndustrialSistemas SCADAElipse E3TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico. Engenharia de Controle e Automação.Desde a segunda metade do século XVIII, o mundo passou por grandes transformações que possibilitaram a descoberta de novas tecnologias. A segunda revolução industrial possibilitou o aprimoramento de técnicas, o surgimento das máquinas e a introdução de novos meios de produção. Sistemas SCADA são capazes de se comunicar com os dispositivos de campo, coletando, monitorando e analisando as informações de um processo produtivo. De maneira geral, quanto mais extenso for o processo que se deseja supervisionar, maior será a complexidade do sistema supervisório a ser desenvolvido. Neste âmbito, o objetivo principal deste documento é apresentar os passos realizados para finalizar o desenvolvimento do Simulador de Equipamentos e Auxiliares (SIMEA) desenvolvido para o Sistema de Controle Centralizado (SCC) da Linha 5 do metrô de São Paulo. O SIMEA foi desenvolvido utilizando a plataforma Elipse E3 e tem como objetivo principal simular as concentradoras de dados existentes em campo, sendo o ambiente utilizado para simulação, treinamento e testes de estratégias operacionais do SCC. A metodologia de projeto é apresentada, bem como os passos realizados para instanciar as estações da Linha 5 utilizando o Elipse E3, juntamente com o código elaborado para automatizar o processo de instanciação e as lógicas desenvolvidas para garantir o correto funcionamento do SIMEA. Os resultados obtidos com o Teste de Aceitação em Fábrica do simulador indicam que o desempenho do sistema foi satisfatório, uma vez que ele é capaz de replicar os sinais provenientes do campo de forma idêntica ao modelo real, respeitando as lógicas básicas de funcionamento do SCC.Since the second half of the 18th century, the world has undergone major transformations that made possible the discovery of new technologies. The second industrial revolution made possible the improvement of techniques, the appearance of machines, and the introduction of new ways of production. SCADA systems are able to communicate with field devices, collecting, monitoring, and analyzing information from a production process. In general, the bigger the process you want to supervise, the greater the complexity of the supervisory system to be developed. In this context, the main objective of this document is to present the steps taken to finalize the development of the Equipment and Auxiliary Simulator (SIMEA) developed for the Centralized Control System (SCC) of Line 5 of the São Paulo subway. SIMEA was developed using the Elipse E3 platform and its main objective is to simulate the data concentrators existent on field, being used for simulation, training, and testing of SCC operational strategies. The project methodology is presented, as well as the steps that are necessary to instantiate Line 5 stations using Elipse E3, along with the code designed to automate the instantiation process and the logic developed to ensure the correct functioning of SIMEA. The results obtained with the Factory Acceptance Test of the simulator show that the system performance was satisfactory since it is able to replicate the signals coming from the field in the same way as the real model, respecting the basic logic of SCC operation.Florianópolis, SC.Queiroz, Max Hering deUniversidade Federal de Santa CatarinaDal Pont, Ana Carolina Vieira2020-12-17T16:39:34Z2020-12-17T16:39:34Z2020-12-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis73 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218628info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-17T16:39:34Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218628Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-17T16:39:34Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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