Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Maria Eduarda da Silva
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199695
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_4eb2138751012010a1dcf5fb3e8e5ecd
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199695
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de FlorianópolisFormação da criança leitoratextos literáriosEducação InfantilTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.Esta pesquisa trata de investigar o amplo universo da constituição e formação da criança leitora de textos literários na Educação Infantil. Desta forma, nosso recorte é a relação entre a criança e a literatura desde a tenra idade. Para tanto, tecemos os seguintes objetivos: pesquisar nos documentos da Rede Municipal de Florianópolis (2010-2015), que são base na formação do professor de Educação Infantil, quais são as orientações para a inserção da criança no mundo da escrita, aproximando-a da poesia, das histórias e sobretudo, da literatura desde muito pequena. Estudar as orientações basilares para a ação docente no que tange essa aproximação criança e literatura. Assim, mapeamos os documentos que orientam a Educação Infantil da Rede Municipal de Florianópolis, verificando como se constitui essa formação leitora, levantamos algumas referências e produções acadêmicas de pesquisadores/professores que abordam a temática e por fim, analisamos tais documentos basilares que contribuem e orientam a ação pedagógica. Para esta discussão, utilizamos como referencial teórico: Almeida (2000); Britto (2012, 2019); Claudino (2017); Cintra, Sieben, Schmitt e Vieira (2018); Costa, Ramos e Panozzo (2007); Gonçalves (2016); Martins (2016); Mello (2010); Rocha (2010); Sarmento (2002); Souza (2015) entre outros. Esta pesquisa possibilitou a compreensão do importante papel dos documentos orientadores que constituem a Rede Municipal de Florianópolis, que têm como foco sobretudo o professor como mediador dos bens culturais e a formação da criança leitora, possibilitando assim sua inserção no mundo da leitura.Florianópolis, SCChagas, Lilane Maria de MouraUniversidade Federal de Santa CatarinaVieira, Maria Eduarda da Silva2019-08-08T13:56:37Z2019-08-08T13:56:37Z2019-06-25info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199695info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-08T13:56:38Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199695Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-08T13:56:38Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
title Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
spellingShingle Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
Vieira, Maria Eduarda da Silva
Formação da criança leitora
textos literários
Educação Infantil
title_short Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
title_full Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
title_fullStr Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
title_full_unstemmed Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
title_sort Formação de leitores na Educação Infantil: uma análise dos documentos da rede municipal de Florianópolis
author Vieira, Maria Eduarda da Silva
author_facet Vieira, Maria Eduarda da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Chagas, Lilane Maria de Moura
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Maria Eduarda da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Formação da criança leitora
textos literários
Educação Infantil
topic Formação da criança leitora
textos literários
Educação Infantil
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-08T13:56:37Z
2019-08-08T13:56:37Z
2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199695
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199695
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652330084597760