Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Nícolas da Rosa e
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
id UFSC_4ee307464ff45e7207285084a88baa6b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175027
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerioPreferênciacomportamentoenriquecimento ambientalmotivaçãosenciênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Embora não haja valorização de questões ligadas ao bem-estar de peixes por nossa sociedade, atualmente existe um considerável corpo de evidências que apontam para a senciência desses animais. No planejamento de ambientes para esses animais é importante a utilização de condições que lhes sejam relevantes, por meio de metodologias que indiquem o quão significativa a condição é em relação as demais. Nesse sentido, alguns autores sugerem medir a força despendida pelo animal para conquistar um recurso como um indicador de intensidade de preferência. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a velocidade de aprendizagem de um peixe na obtenção de um recurso também pode ser um bom indicador, sendo este o objetivo do presente estudo. Assim, quanto mais rápida a aprendizagem do peixe mais importante seria uma condição para seu bem-estar. Para testar essa ideia, grupos de três peixes-paulistinha, Danio rerio, foram testados em um aquário labirinto, que na área central apresenta quatro corredores, dois para condição preferencial, estando um deles marcado e outro bloqueado, um para uma condição neutra e outro para uma aversiva. Três tratamentos (n=5) foram realizados: (i) enriquecido com abrigo, fundo preto e vegetação; (ii) parcialmente enriquecido: tinha somente fundo preto; (iii) controle: não apresentava enriquecimento. Cada grupo de D. rerio foi testado por dez dias seguidos, uma vez ao dia, aleatorizando a posição de cada condição. O comportamento dos animais era gravado, sendo contabilizados os acessos à condição preferencial, por meio de variável relativa ao tempo e variáveis relativas aos acessos dos corredores. Foi considerada somente a média dos dados do primeiro e segundo peixe. Foi observado que no tratamento enriquecido houve sedimentação da aprendizagem no 4ª dia de teste, não havendo aprendizagem para os outros tratamentos, fator relacionado às funções que a condição preferencial oferece. O presente trabalho indica que o processo de aprendizagem para obter uma dada condição depende do conforto que esta proporciona a D. rerio, sendo sugerida a utilização desta metodologia para outras espécies de peixes.Florianópolis, SC.Freitas, Renato Hajenius Aché deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Nícolas da Rosa e2017-04-20T21:47:03Z2017-04-20T21:47:03Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T21:47:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175027Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-20T21:47:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
title Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
spellingShingle Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
Silva, Nícolas da Rosa e
Preferência
comportamento
enriquecimento ambiental
motivação
senciência
title_short Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
title_full Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
title_fullStr Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
title_full_unstemmed Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
title_sort Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
author Silva, Nícolas da Rosa e
author_facet Silva, Nícolas da Rosa e
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Renato Hajenius Aché de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Nícolas da Rosa e
dc.subject.por.fl_str_mv Preferência
comportamento
enriquecimento ambiental
motivação
senciência
topic Preferência
comportamento
enriquecimento ambiental
motivação
senciência
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-04
2017-04-20T21:47:03Z
2017-04-20T21:47:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 42 p.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652347088306176