Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
id |
UFSC_4ee307464ff45e7207285084a88baa6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175027 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerioPreferênciacomportamentoenriquecimento ambientalmotivaçãosenciênciaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia.Embora não haja valorização de questões ligadas ao bem-estar de peixes por nossa sociedade, atualmente existe um considerável corpo de evidências que apontam para a senciência desses animais. No planejamento de ambientes para esses animais é importante a utilização de condições que lhes sejam relevantes, por meio de metodologias que indiquem o quão significativa a condição é em relação as demais. Nesse sentido, alguns autores sugerem medir a força despendida pelo animal para conquistar um recurso como um indicador de intensidade de preferência. Seguindo essa mesma linha de raciocínio, a velocidade de aprendizagem de um peixe na obtenção de um recurso também pode ser um bom indicador, sendo este o objetivo do presente estudo. Assim, quanto mais rápida a aprendizagem do peixe mais importante seria uma condição para seu bem-estar. Para testar essa ideia, grupos de três peixes-paulistinha, Danio rerio, foram testados em um aquário labirinto, que na área central apresenta quatro corredores, dois para condição preferencial, estando um deles marcado e outro bloqueado, um para uma condição neutra e outro para uma aversiva. Três tratamentos (n=5) foram realizados: (i) enriquecido com abrigo, fundo preto e vegetação; (ii) parcialmente enriquecido: tinha somente fundo preto; (iii) controle: não apresentava enriquecimento. Cada grupo de D. rerio foi testado por dez dias seguidos, uma vez ao dia, aleatorizando a posição de cada condição. O comportamento dos animais era gravado, sendo contabilizados os acessos à condição preferencial, por meio de variável relativa ao tempo e variáveis relativas aos acessos dos corredores. Foi considerada somente a média dos dados do primeiro e segundo peixe. Foi observado que no tratamento enriquecido houve sedimentação da aprendizagem no 4ª dia de teste, não havendo aprendizagem para os outros tratamentos, fator relacionado às funções que a condição preferencial oferece. O presente trabalho indica que o processo de aprendizagem para obter uma dada condição depende do conforto que esta proporciona a D. rerio, sendo sugerida a utilização desta metodologia para outras espécies de peixes.Florianópolis, SC.Freitas, Renato Hajenius Aché deUniversidade Federal de Santa CatarinaSilva, Nícolas da Rosa e2017-04-20T21:47:03Z2017-04-20T21:47:03Z2016-07-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis42 p.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-04-20T21:47:03Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175027Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-04-20T21:47:03Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
title |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
spellingShingle |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio Silva, Nícolas da Rosa e Preferência comportamento enriquecimento ambiental motivação senciência |
title_short |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
title_full |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
title_fullStr |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
title_full_unstemmed |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
title_sort |
Avaliação da aprendizagem como indicador de bem-estar em Danio rerio |
author |
Silva, Nícolas da Rosa e |
author_facet |
Silva, Nícolas da Rosa e |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Freitas, Renato Hajenius Aché de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Nícolas da Rosa e |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Preferência comportamento enriquecimento ambiental motivação senciência |
topic |
Preferência comportamento enriquecimento ambiental motivação senciência |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Biológicas. Biologia. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-04 2017-04-20T21:47:03Z 2017-04-20T21:47:03Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175027 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
42 p. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652347088306176 |