Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrico, Grasiela
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227069
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
id UFSC_4f086134b0805a9abefc5df7554e7dad
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/227069
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadoresPsicologiaCarreira profissionalEmpregabilidadeCompetências essenciaisDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.A carreira é um dos elementos que contribui para o desenvolvimento e equilíbrio da vida do indivíduo, e está vinculada não apenas à vida no trabalho, mas é fruto da interação da pessoa com todos os espaços de sua vida. A competência é expressa e valorizada com o conjunto de saberes e habilidades consolidadas na trajetória de carreira do sujeito, tal como a capacidade para enfrentar e resolver problemas com sucesso em situações de incerteza e em eventos imprevisíveis na vida do trabalho. As decisões na carreira são entendidas para Krumboltz e Levin (2010) não somente como uma responsabilidade individual, mas também como uma competência, que é vista e percebida considerando o contexto em que a carreira se desdobra, utilizam o termo ?competências? no sentido de habilidades individuais focadas na carreira. A teoria gerada por esses autores, denominada de Happenstance Learning Theory (HLT), enfatiza que as mudanças são inevitáveis na trajetória de carreira de uma pessoa, encorajando-a a ressignificar eventos não planejados em oportunidades, sendo que competências como: curiosidade, otimismo, flexibilidade, persistência e assumir riscos permitem que as pessoas aproveitem melhor as oportunidades geradas por eventos inesperados na carreira. Adicionalmente, a empregabilidade percebida consiste na percepção pessoal que um indivíduo possui sobre as perspectivas de trabalho, sendo que em um ambiente de mercado de trabalho incerto, a percepção de empregabilidade também possui uma importância expressiva para promover estratégias de enfrentamento e potencializar oportunidades. O objetivo geral dessa pesquisa foi estudar as cinco competências propostas pela HLT em trabalhadores, comparar essas percepções com outras variáveis, dentre elas algumas características sociodemográficas e também com a percepção de empregabilidade. O presente estudo adota um delineamento exploratório, com corte transversal e de abordagem quantitativa. A coleta de dados decorreu de modo online e foi realizada em um momento histórico marcado pela pandemia de Covid-19 no Brasil. Participaram desse estudo trabalhadores residentes de 17 Estados do Brasil, sendo a maioria de Santa Catarina. A amostra foi composta por 327 trabalhadores, de ambos os sexos, com idade média de 36,7 anos. Os instrumentos utilizados foram os seguintes: Questionário Sociodemográfico, Planned Happenstance Career Inventory, adaptada para o Brasil (PHCI) e a Escala de Autopercepção de Empregabilidade (EAE). Os resultados encontrados demonstraram que a consistência interna das duas escalas (PCHI e EAE) foram confirmadas, reforçando a adequação das mesmas para uso com o público de trabalhadores. Observou-se que quanto maior o nível das competências da HLT maior será o nível da percepção de empregabilidade em trabalhadores, sendo que em todas as comparações entre os sexos as médias dos homens foram significativamente superiores às das mulheres na PCHI. A maior parte dos resultados relacionados a EAE não apresentou diferenças estatisticamente significativas quando comparados com as variáveis propostas dessa pesquisa. A dimensão de Otimismo esteve presente em grande parte dos resultados estatisticamente significativos, como por exemplo, nas correlações entre as escalas, tempo de experiência no trabalho em trabalhadores com até 10 anos de experiência, comparações com características sociodemográficas como sexo, idade e nível educacional (ensino médio ou técnico), e nos grupos que não estavam em isolamento social e que não tiveram sua renda diminuída. Por fim, esse estudo caracterizou-se como uma pesquisa pioneira em avaliar os níveis das cinco competências propostas pela HLT no público de trabalhadores, observando-se também forte relação entre os construtos estudados nessa pesquisa.Abstract: A career is one of the elements that contribute to the development and balance of an individual's life, and is linked not only to work life, but is the result of the interaction of the person with all the areas of his life. Competence is expressed and valued with the set of knowledge and skills consolidated in a subject's career trajectory, such as the ability to successfully face and solve problems in situations of uncertainty and unpredictable events in work life. Career decisions are understood by Krumboltz and Levin (2010) not only as an individual responsibility, but also as competence, which is seen and perceived considering the context in which the career unfolds, they use the term 'competencies' in the sense of career-focused individual skills. The theory generated by these authors, called Happenstance Learning Theory (HLT), emphasizes that changes are inevitable in a person's career path, encouraging them to reframe unplanned events into opportunities, with skills such as: curiosity, optimism, flexibility, persistence, and taking risks to allow people to make better use of the opportunities generated by unexpected career events. Additionally, the perceived employability consists of the personal perception that an individual has about the job prospects, and in an uncertain labor market environment, the perception of employability also has expressive importance to promote coping strategies and potentialize opportunities. The general objective of this research was to study the five competencies proposed by HLT in workers, to compare these perceptions with other variables, among them some sociodemographic characteristics and also the perception of employability. The present study adopts an exploratory design, with a cross-section and a quantitative approach. Data collection took place online and was carried out in a historic moment marked by the Covid-19 pandemic in Brazil. The participants of this study were workers residing in 17 states of Brazil, the majority being from Santa Catarina. The sample consisted of 327workers, of both sexes, with an average age of 36.7 years. The instruments used were the following: Sociodemographic Questionnaire, Planned Happenstance Career Inventory, adapted for Brazil (PHCI), and the Employability Self-Perception Scale (EAE). The results found demonstrated that the internal consistency of the two scales (PCHI and EAE) were confirmed, reinforcing their suitability for use in workers. It was observed that the higher the level of HLT skills, the higher the level of perceived employability in workers, and in all comparisons between the sexes, the averages of men were significantly higher than those of women in the PCHI. Most of the results related to EAE did not show statistically significant differences when compared with the variables proposed in this research. The Optimism dimension was present in most of the statistically significant results, for example, in the correlations between the scales, length of experience at work in workers with up to 10 years of experience, comparisons with sociodemographic characteristics such as gender, age, and educational level (high school or technical), and in groups that were not in social isolation and that did not have their income decreased. Finally, this study was characterized as pioneering research in assessing the levels of the five competencies proposed by HLT in the public of workers, also in observing a strong relationship between the constructs studied in this research.Nunes, Maiana Farias OliveiraUniversidade Federal de Santa CatarinaTorrico, Grasiela2021-08-23T14:07:08Z2021-08-23T14:07:08Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis118 p.| il., tabs.application/pdf372767https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227069porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:07:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/227069Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:07:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
title Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
spellingShingle Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
Torrico, Grasiela
Psicologia
Carreira profissional
Empregabilidade
Competências essenciais
title_short Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
title_full Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
title_fullStr Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
title_full_unstemmed Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
title_sort Competências de carreira e percepções de empregabilidade em trabalhadores
author Torrico, Grasiela
author_facet Torrico, Grasiela
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nunes, Maiana Farias Oliveira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrico, Grasiela
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Carreira profissional
Empregabilidade
Competências essenciais
topic Psicologia
Carreira profissional
Empregabilidade
Competências essenciais
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-08-23T14:07:08Z
2021-08-23T14:07:08Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 372767
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227069
identifier_str_mv 372767
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 118 p.| il., tabs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652078171553792