O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029 |
Resumo: | Este trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação. |
id |
UFSC_4f0c1dc771f8d5e581f376f9db1df7ba |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75029 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISULEste trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação.INPEAU2012-10-15T21:38:40Z2012-10-15T21:38:40Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029Wagner, FláviaBenetti, Geórgia Maria FerroAlves, Leonir PessateSilva, Maria da Glória Silva eNesi, Maria JulianeCruz, Tânia MaraBesen, Teresinha Bunnporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T00:14:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T00:14:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
title |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
spellingShingle |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL Wagner, Flávia |
title_short |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
title_full |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
title_fullStr |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
title_full_unstemmed |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
title_sort |
O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL |
author |
Wagner, Flávia |
author_facet |
Wagner, Flávia Benetti, Geórgia Maria Ferro Alves, Leonir Pessate Silva, Maria da Glória Silva e Nesi, Maria Juliane Cruz, Tânia Mara Besen, Teresinha Bunn |
author_role |
author |
author2 |
Benetti, Geórgia Maria Ferro Alves, Leonir Pessate Silva, Maria da Glória Silva e Nesi, Maria Juliane Cruz, Tânia Mara Besen, Teresinha Bunn |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wagner, Flávia Benetti, Geórgia Maria Ferro Alves, Leonir Pessate Silva, Maria da Glória Silva e Nesi, Maria Juliane Cruz, Tânia Mara Besen, Teresinha Bunn |
description |
Este trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação. |
publishDate |
2006 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2006-12-10 2012-10-15T21:38:40Z 2012-10-15T21:38:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652366164000768 |