O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wagner, Flávia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Benetti, Geórgia Maria Ferro, Alves, Leonir Pessate, Silva, Maria da Glória Silva e, Nesi, Maria Juliane, Cruz, Tânia Mara, Besen, Teresinha Bunn
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029
Resumo: Este trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação.
id UFSC_4f0c1dc771f8d5e581f376f9db1df7ba
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/75029
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISULEste trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação.INPEAU2012-10-15T21:38:40Z2012-10-15T21:38:40Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029Wagner, FláviaBenetti, Geórgia Maria FerroAlves, Leonir PessateSilva, Maria da Glória Silva eNesi, Maria JulianeCruz, Tânia MaraBesen, Teresinha Bunnporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-04-30T00:14:27Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/75029Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-04-30T00:14:27Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
title O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
spellingShingle O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
Wagner, Flávia
title_short O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
title_full O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
title_fullStr O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
title_full_unstemmed O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
title_sort O Trabalho de Assistência Pedagógica na Universidade: a Experiência da UNISUL
author Wagner, Flávia
author_facet Wagner, Flávia
Benetti, Geórgia Maria Ferro
Alves, Leonir Pessate
Silva, Maria da Glória Silva e
Nesi, Maria Juliane
Cruz, Tânia Mara
Besen, Teresinha Bunn
author_role author
author2 Benetti, Geórgia Maria Ferro
Alves, Leonir Pessate
Silva, Maria da Glória Silva e
Nesi, Maria Juliane
Cruz, Tânia Mara
Besen, Teresinha Bunn
author2_role author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Wagner, Flávia
Benetti, Geórgia Maria Ferro
Alves, Leonir Pessate
Silva, Maria da Glória Silva e
Nesi, Maria Juliane
Cruz, Tânia Mara
Besen, Teresinha Bunn
description Este trabalho consiste em um relato da experiência da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) na implantação do serviço de assistência pedagógica nos cursos de graduação. Atualmente, os cursos de graduação da universidade estão agrupados por Unidades Acadêmicas (UnAs), de acordo com as áreas de conhecimento a que se relacionam, com estudantes matriculados, resultados econômico-financeiros apresentados e com localização geográfica das atividades de ensino. Cada UnA conta com o serviço de Assistência Pedagógica cuja função é dar suporte às decisões didático-pedagógicas, contribuindo com o processo de implementação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos. O objetivo central deste texto é apresentar o caminho percorrido pelo grupo de assistentes pedagógicas contratadas em 2004, 2005 e 2006. Desde o período de capacitação para exercício da função, de imersão nas UnAs, até a fase de constituição do plano de intervenção pedagógica nos respectivos cursos de graduação.. A capacitação para o exercício da função foi planejada e desenvolvida pela Diretoria de Graduação da UNISUL e consistiu-se no estudo dirigido de documentos que regem a gestão pedagógica da universidade, na discussão de casos e na construção coletiva de um plano de trabalho para a imersão das assistentes pedagógicas na realidade dos cursos. Esse plano de trabalho previu uma metodologia para a coleta de dados junto aos coordenadores, docentes e acadêmicos dos cursos, com vistas à leitura do contexto e produção de um plano de intervenção pedagógica. Ao final deste texto , são apresentadas, resumidamente, as práticas pedagógicas identificadas em cada UnA, bem como as propostas de intervenção da assistência pedagógica, ora em implementação.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-15T21:38:40Z
2012-10-15T21:38:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/75029
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652366164000768