A heterodiscursividade constitutiva do programa Conectando Saberes do IFSC
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238070 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022. |
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A heterodiscursividade constitutiva do programa Conectando Saberes do IFSCLinguísticaEnsino profissionalAnálise do discursoPesquisaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2022.Esta tese investiga o discurso de um programa de iniciação científica, intitulado Conectando Saberes (CS), produzido no Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e executado em dois cursos técnicos integrados. Ela parte do objetivo de compreender como os sentidos construídos no discurso do Programa refletem e refratam uma concepção de educação pautada pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão (PIEPE) e pela pesquisa como princípio pedagógico (PCPP). Para isso, sob o panorama da Linguística Aplicada, embasa-se teórico-metodologicamente nas discussões de Bakhtin e do Círculo, nos estudos contemporâneos em Análise Dialógica do Discurso e, de forma complementar, na Análise Documental. Os dados se constituem pelos documentos político-educacionais institucionais e por uma amostragem de quatro projetos de pesquisa e seus respectivos relatórios no escopo desse Programa. Os resultados trazem a compreensão de que a concepção de educação integral assumida pelo IFSC, embora convergente com a Constituição e com a maioria dos documentos político-educacionais federais, integra um discurso contra-hegemônico, bem como sua adesão ao PIEPE e à PCPP, já que confronta tanto o discurso hegemônico da Educação Básica (EB), pautado na prevalência do ensino como transmissão de conteúdo e na sua desvinculação da pesquisa e da extensão, quanto o da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), norteado por uma formação estritamente profissionalizante e esvaziada de criticidade. A pesquisa constrói o entendimento, no entanto, ao analisar o grande cronotopo do CS, de que ele se configura de forma híbrida, modelado por uma ideologia ampla e contraditória, conjugada em três microcronotopos: (i) o cronotopo do (neo)desenvolvimento, principal responsável pela heterogeneidade do Programa; (ii) o cronotopo da universidade, que lhe confere um sentido humboldtiano e (iii) o cronotopo da integração, que se vincula à educação politécnica e à omnilateralidade. Dessa conjugação, resulta uma imagem de homem mais integral, pleno e humanizado, com visão crítica e um senso maior de coletividade, mas resignado ante a realidade que lhe cobra produtividade, pois sua lógica formativa ainda se vincula à do mercado. Em termos do pequeno cronotopo, compreende-se que o CS surge numa esfera híbrida, tendo uma autoria processual que ocorre em duas instâncias, nas quais se projetam posições ideológico-axiológicas levemente distintas: (i) a posição de autoria singular-institucional e a (ii) posição autoral singular-interacional. No que tange às relações dialógicas e ideológico-valorativas, o discurso do CS (i) estabelece relações de concordância, acordo e afirmação com os documentos político-educacionais federais saturando-se ideológico-axiologicamente desses enunciados ao contemplar seus princípios educacionais centrais; (ii) responde às forças centrífugas ao instaurar uma dinâmica que remonta a um programa de pós-graduação adaptado à EB e à EPT, promovendo: a) uma orientação coletiva e inclusiva, b) uma formação em grupo, c) o acesso a temáticas e metodologias de áreas distintas do conhecimento, d) a não subordinação ao ensino ou a uma Unidade Curricular, e) o centramento no nexo do interesse individual e coletivo dos sujeitos e f) uma predisposição à extensão; (iii) responde às forças centrípetas ao construir um centro firme e estável, capaz de garantir a perpetuação e a execução do Programa por meio das Diretrizes do Conectando Saberes, as quais assumem um tom instrucional, imperativo e disciplinador, vinculando a avaliação a um viés quantitativo predominante, combinado a outro qualitativo minoritário; (iv) instaura, por meio dos gêneros intercalados ao CS, projeto e relatório de pesquisa, um conjunto de (inter)ações sistematizadas que transmutam a escola num espaço de produção científica, propiciando aos sujeitos a apropriação de princípios da metodologia científica pautados, majoritariamente, pelo paradigma dominante de ciência e, minoritariamente, pelo discurso das ciências humanas/sociais; (vi) assimila o discurso de outrem mais pelo estilo linear em razão das coerções da esfera, havendo consideráveis inserções do pictórico, além de revelar predomínio do tom das Ciências Naturais, o que leva a relação de alteridade entre a voz do enunciador e as vozes reportadas, na revisão de literatura, à subordinação e, no discurso relatado dos resultados e discussões, à sobreposição. Diante dessas compreensões, oferece-se, indutivamente, a tese de que o CS, ao refratar e refletir uma concepção de educação pautada pelo PIEPE e pela PCPP, constitui-se heterodiscursivamente, produzindo, por um lado, uma formação contra-hegemônica por intermédio da iniciação irrestrita à pesquisa científica e, por outro, uma adequação ao status quo, ainda que com maior senso de criticidade e coletividade.Abstract: This thesis investigates the discourse of a scientific initiation program, entitled Conectando Saberes (CS), produced at Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, of the Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) and carried out in two integrated technical courses. It starts from the objective of understanding how the meanings constructed in the Program's discourse reflect and refract a conception of education guided by the principle of indissociability between education, research and extension (PIEPE) and by research as a pedagogical principle (PCPP). For this, under the panorama of Applied Linguistics, it is based theoretical-methodologically on the discussions of Bakhtin and the Circle, on contemporary studies in Dialogical Discourse Analysis and, in a complementary way, on Document Analysis. The data are constituted by institutional political-educational documents and by a sample of four research projects and their respective reports within the scope of this program. The results bring the understanding that the concept of integral education assumed by IFSC, although convergent with the Constitution and with most federal political-educational documents, integrates a counter-hegemonic discourse, as well as its adhesion to PIEPE and PCPP, since that confronts both the hegemonic discourse of Educação Básica (EB), based on the prevalence of teaching as the transmission of content and its detachment from research and extension, as well as that of Educação Profissional e Tecnológica (EPT), guided by a strictly professional training and emptied of criticality. The research builds understanding, however, when analyzing the great chronotope of the CS, which is configured in a hybrid way, shaped by a broad and contradictory ideology, combined in three microchronotopes: (i) the chronotope of (neo)development, the main responsible for the heterogeneity of the Program; (ii) the chronotope of the university, which gives it a Humboldtian sense and (iii) the chronotope of integration, which is linked to polytechnic education and omnilaterality. From this combination, an image of a more integral, full and humanized man results, with a critical view and a greater sense of collectivity, but resigned to the reality that demands productivity, as his formative logic is still linked to the market's. In terms of the small chronotope, it is understood that the CS emerges in a hybrid sphere, having a procedural authorship that occurs in two instances, in which slightly different ideological-axiological positions are projected: (i) the position of singular-institutional authorship and the (ii) singular-interactional authorship position. Regarding dialogic and ideological-evaluative relationships, the CS discourse (i) it establishes relationships of concordance, agreement and affirmation with the federal political-educational documents, saturating itself ideological-axiologically with these statements when contemplating its central educational principles; (ii) responds to centrifugal forces by establishing a dynamic that goes back to a postgraduate program adapted to EB and to EPT, promoting: a) a collective and inclusive guidance, b) a group training, c) the access to topics and methodologies from different areas of knowledge, d) the non-subordination to teaching or to a Curricular Unit, e) the focus on the nexus of the individual and collective interest of the subjects and f) a predisposition to extension; (iii) responds to centripetal forces by building a firm and stable center, capable of guaranteeing the perpetuation and the execution of the Program through the Conectando Saberes Guidelines, which assume an instructional, imperative and disciplinary tone, linking the evaluation to a bias predominant quantitative, combined with another minority qualitative; (iv) it establishes, through the genres interspersed with the CS, project and research report, a set of systematized (inter)actions that transmute the school into a space of scientific production, providing to subjects the appropriation of principles of scientific methodology guided, mostly, by the dominant paradigm of science and, in a minority, by the discourse of human/social sciences; (vi) assimilates the discourse of others more through the linear style due to the constraints of the sphere, with considerable insertions of the pictorial, in addition to revealing the predominance of the tone of the Natural Sciences, which leads to the alterity relationship between the enunciator's voice and the reported voices, in the literature review, to the subordination and, in the reported discourse of results and discussions, to the overlap. In view of these understandings, the thesis is offered, inductively, that the CS, by refracting and reflecting a conception of education guided by PIEPE and PCPP, constitutes itself heterodiscursively, producing, on the one hand, a counter-hegemonic formation through from unrestricted initiation to scientific research and, on the other hand, an adaptation to the status quo, albeit with a greater sense of criticality and collectivity.Pereira, Rodrigo AcostaUniversidade Federal de Santa CatarinaCruz, Josué Jorge2022-08-08T23:17:29Z2022-08-08T23:17:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis336 p.| il., gráfs.application/pdf377797https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/238070porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-08T23:17:29Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/238070Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-08-08T23:17:29Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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