Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
id |
UFSC_501412f840c86c0f896c5a46332f0636 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86537 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativaEngenharia de produçãoAprendizagemProjetosEducaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.Esta dissertação retoma a teoria de Aprendizagem Significativa de David Ausubel, enfatizando a sua importância na aplicação da Pedagogia de Projetos. Apresenta uma proposta de trabalho para alunos do Ensino Fundamental do 3 e 4 ciclo, com base no trabalho com projetos. Este estudo decorre da percepção de que para que a aprendizagem ocorra, é necessário o estabelecimento de relação com o que o aluno já sabe, relacionando-se às experiências anteriores e vivências pessoais, permitindo a formulações de situações - problemas, constituindo-se em um desafio para os alunos. Esse olhar para o significado da aprendizagem decorre das mudanças na conjuntura mundial, a globalização da economia e da quantidade de informação, exigindo uma reflexão sobre o papel da escola na sociedade do conhecimento. Nesse contexto, a Pedagogia de Projetos se coloca, como uma postura relacionada à aprendizagem significativa. Contribuindo para à ressignificação do espaço escolar, transformando-o em um espaço vivo de interações, aberto ao real e às múltiplas dimensões.Florianópolis, SCFerreira, ElaineUniversidade Federal de Santa CatarinaPelizzari, Adriana2012-10-21T07:57:36Z2012-10-21T07:57:36Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis113 f.| il.application/pdf256503http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T05:29:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86537Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T05:29:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
title |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
spellingShingle |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa Pelizzari, Adriana Engenharia de produção Aprendizagem Projetos Educação |
title_short |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
title_full |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
title_fullStr |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
title_full_unstemmed |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
title_sort |
Pedagogia de projetos: uma forma de garantir a aprendizagem significativa |
author |
Pelizzari, Adriana |
author_facet |
Pelizzari, Adriana |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Elaine Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pelizzari, Adriana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Engenharia de produção Aprendizagem Projetos Educação |
topic |
Engenharia de produção Aprendizagem Projetos Educação |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
publishDate |
2003 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2003 2003 2012-10-21T07:57:36Z 2012-10-21T07:57:36Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
256503 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537 |
identifier_str_mv |
256503 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86537 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
113 f.| il. application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651994625212416 |