O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público. |
id |
UFSC_501b50cbecd825bee92e12b6e302d347 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97841 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICASO presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público.INPEAU2012-12-11T17:03:09Z2012-12-11T17:03:09Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de SouzaLima, Andreza Cristiane Silva deNascimento, Natercia França noSantos, Bruna da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:33:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97841Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:33:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
title |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
spellingShingle |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza |
title_short |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
title_full |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
title_fullStr |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
title_full_unstemmed |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
title_sort |
O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS |
author |
Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza |
author_facet |
Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza Lima, Andreza Cristiane Silva de Nascimento, Natercia França no Santos, Bruna da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Lima, Andreza Cristiane Silva de Nascimento, Natercia França no Santos, Bruna da Silva |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza Lima, Andreza Cristiane Silva de Nascimento, Natercia França no Santos, Bruna da Silva |
description |
O presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-12-11T17:03:09Z 2012-12-11T17:03:09Z 2012-11-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
publisher.none.fl_str_mv |
INPEAU |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652133511200768 |