O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Lima, Andreza Cristiane Silva de, Nascimento, Natercia França no, Santos, Bruna da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841
Resumo: O presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público.
id UFSC_501b50cbecd825bee92e12b6e302d347
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97841
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICASO presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público.INPEAU2012-12-11T17:03:09Z2012-12-11T17:03:09Z2012-11-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de SouzaLima, Andreza Cristiane Silva deNascimento, Natercia França noSantos, Bruna da Silvaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-07T13:33:32Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97841Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-05-07T13:33:32Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
title O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
spellingShingle O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
title_short O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
title_full O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
title_fullStr O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
title_full_unstemmed O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
title_sort O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET/CONEXÕES GESTÃO POLÍTICA-PEDAGÓGICA COMO INSTRUMENTO DAS POLITICAS PUBLICAS
author Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
author_facet Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
Lima, Andreza Cristiane Silva de
Nascimento, Natercia França no
Santos, Bruna da Silva
author_role author
author2 Lima, Andreza Cristiane Silva de
Nascimento, Natercia França no
Santos, Bruna da Silva
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vasconcelos, Ana Lúcia Fontes de Souza
Lima, Andreza Cristiane Silva de
Nascimento, Natercia França no
Santos, Bruna da Silva
description O presente estudo tem como objetivo descrever as ações realizadas dentro do Programa de Educação Tutorial - PET Conexões de Saberes Gestão Política Pedagógica: Diálogo entre a Universidade e Comunidades Populares, da Universidade Federal de Pernambuco, o qual é um programa multidisciplinar com participação de pesquisadores de diferentes áreas. Para realizar esta pesquisa, foi feito um levantamento bibliográfico acerca dos escritos que abordam sobre o assunto e também sobre o grupo em destaque. Tal estudo visa, além de relatar este PET, mostrar como o mesmo contribui para o aproveitamento acadêmico do aluno participante, de forma que possa diminuir a evasão escolar dos estudantes oriundos de escolas públicas, e, portanto, aqueles mais vulneráveis. Ao decorrer deste trabalho, será mostrado como se deu a origem dos PET’s Conexões de Saberes e qual a filosofia do mesmo, já que é um programa direcionado aos estudantes de origem popular. Como forma de justificar a existência do referido, será dado destaque às políticas de Ações Afirmativas, isso pelo motivo de ser uma iniciativa que ajuda financeiramente esses estudantes durante sua graduação. Enfim, mostrar como o grupo contribui para a formação integral desse público.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-12-11T17:03:09Z
2012-12-11T17:03:09Z
2012-11-14
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97841
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652133511200768