O corpo, lugar do contato privilegiado com o mundo, sob a luz dos holofotes: reflexões sobre corpo na Educação Física a partir da Indústria Cultural e da Sociologia do Corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caetano, Angélica
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Pires, Giovani De Lorenzi
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/237352
Resumo: O presente artigo busca refletir, a partir das contribuições teóricas da Indústria Cultural e da Sociologia do Corpo, sobre como a sociedade vem construindo um conceito de corpo marcado pela razão da mercadoria, objetivando atender às necessidades impostas pela Indústria Cultural. A sociedade vem consumindo mercadorias e imagens, que a Indústria Cultural, pelos meios de comunicação, coloca como as melhores, utilizando-se de um discurso supostamente enraizado na liberdade de escolha, e que convoca os sujeitos a gozar dos objetos que se apresentam no mercado como capazes de atender, não à realização (simbólica) dos desejos, mas à satisfação das necessidades produzidas, em que está incluída a imagem do corpo ideal, aceito pela sociedade. Propomos uma reflexão/ação de uma Educação Física que promova a constituição de um sujeito autônomo, crítico e que seja capaz de mediar criticamente a imagem da mídia de um corpo “perfeito” para que não percamos nossa própria subjetividade. A Educação Física escolar tornase fundamental para o aprendizado dessa maneira crítica de olhar e interpretar as influências culturais de nosso meio, sobretudo com relação aos temas corpo e práticas corporais.
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