O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rauber, Alice
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244647
Resumo: Este artigo aborda o papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental sob o ponto de vista das densidades populacionais. Densidade é um aspecto crítico do planejamento urbano, especialmente por causa de sua relação com a capacidade de suporte da infraestrutura urbana. Tal relação nem sempre é levada em conta durante a elaboração e aprovação dos planos diretores. Reportamos aqui um estudo empírico realizado no município de Lajeado, onde foi simulada a aplicação das regras do plano diretor em uma amostra de lotes, estimando as densidades populacionais. Estas foram confrontadas com informações sobre a infraestrutura existente e parâmetros da literatura. Os resultados mostram que o regime urbanístico vigente na cidade pode levar a uma relação insustentável entre densidade populacional e infraestrutura urbana disponível. O estudo destaca a necessidade de mais atenção aos efeitos práticos do zoneamento e regime urbanístico.
id UFSC_503fde0416e07a02d55dd45c823cd4d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/244647
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambientalThe role of the master plan rules in urban and environmental sustainabilityPlano diretor;Densidades urbanas;Infraestrutura urbana;Desenvolvimento sustentávelMaster plan; Urban density; Urban infrastructure; Sustainable developmentEste artigo aborda o papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental sob o ponto de vista das densidades populacionais. Densidade é um aspecto crítico do planejamento urbano, especialmente por causa de sua relação com a capacidade de suporte da infraestrutura urbana. Tal relação nem sempre é levada em conta durante a elaboração e aprovação dos planos diretores. Reportamos aqui um estudo empírico realizado no município de Lajeado, onde foi simulada a aplicação das regras do plano diretor em uma amostra de lotes, estimando as densidades populacionais. Estas foram confrontadas com informações sobre a infraestrutura existente e parâmetros da literatura. Os resultados mostram que o regime urbanístico vigente na cidade pode levar a uma relação insustentável entre densidade populacional e infraestrutura urbana disponível. O estudo destaca a necessidade de mais atenção aos efeitos práticos do zoneamento e regime urbanístico.This paper approaches the role of master plan rules in urban and environmental sustainability through the population density perspective. Density is a critical factor in urban planning, especially considering its relationship with urban infrastructure carrying capacity. However, such a relationship is not always taken into account when elaborating master plans. To discuss this question, we report an empirical study with Lajeado. We have applied the master plan rules to a sample of plots, estimating the population density from it. Then we compare the results with information about the existing urban infrastructure and parameters reported in the literature. The results discussion showed that master plan rules in this city could lead to an unsustainable relationship between population density and urban infrastructure. This study emphasizes the need for more attention to the effects of zoning and planning tools.Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC2023-02-24T21:03:36Z2023-02-24T21:03:36Z2019-05-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244647Rauber, Aliceporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-02-24T21:03:37Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/244647Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-02-24T21:03:37Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
The role of the master plan rules in urban and environmental sustainability
title O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
spellingShingle O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
Rauber, Alice
Plano diretor;
Densidades urbanas;
Infraestrutura urbana;
Desenvolvimento sustentável
Master plan; Urban density; Urban infrastructure; Sustainable development
title_short O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
title_full O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
title_fullStr O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
title_full_unstemmed O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
title_sort O papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental
author Rauber, Alice
author_facet Rauber, Alice
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rauber, Alice
dc.subject.por.fl_str_mv Plano diretor;
Densidades urbanas;
Infraestrutura urbana;
Desenvolvimento sustentável
Master plan; Urban density; Urban infrastructure; Sustainable development
topic Plano diretor;
Densidades urbanas;
Infraestrutura urbana;
Desenvolvimento sustentável
Master plan; Urban density; Urban infrastructure; Sustainable development
description Este artigo aborda o papel dos planos diretores na sustentabilidade urbana e ambiental sob o ponto de vista das densidades populacionais. Densidade é um aspecto crítico do planejamento urbano, especialmente por causa de sua relação com a capacidade de suporte da infraestrutura urbana. Tal relação nem sempre é levada em conta durante a elaboração e aprovação dos planos diretores. Reportamos aqui um estudo empírico realizado no município de Lajeado, onde foi simulada a aplicação das regras do plano diretor em uma amostra de lotes, estimando as densidades populacionais. Estas foram confrontadas com informações sobre a infraestrutura existente e parâmetros da literatura. Os resultados mostram que o regime urbanístico vigente na cidade pode levar a uma relação insustentável entre densidade populacional e infraestrutura urbana disponível. O estudo destaca a necessidade de mais atenção aos efeitos práticos do zoneamento e regime urbanístico.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-08
2023-02-24T21:03:36Z
2023-02-24T21:03:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244647
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/244647
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Virtuhab/ UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651918964162560