Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dalmolin, Cesar
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159749
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
id UFSC_504c0ddac8fafe2ebb38700b3237639b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/159749
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação CientíficaFísicaDivulgação científicaTerremotosEnsino de FísicaSismologiaTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.RESUMO Embora a divulgação científica não seja criada com objetivo de ser usada em sala de aula, sua utilização tem sido discutida com frequência por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências. Habilidades importantes para a formação dos estudantes estão sendo reveladas por estudos recentes sobre a potencialidade proporcionada pela divulgação científica. Esta monografia aborda uma sequência de aulas empregando o uso de divulgação científica como recurso didático para alunos do segundo ano do ensino médio abordando o tema terremotos, evento este presente em nossas vidas através da mídia. Levando este aspecto em consideração, houve uma preocupação em avaliar como o tema terremotos está circulando em diversos meios de divulgação. Nesta perspectiva, em vários momentos a presença de notícias e reportagens de jornais televisivos foi incorporada no planejamento desta sequência. O estudo do tema selecionado envolve desde as situações que originam o abalo sísmico até o momento em que ele é sentido pelos equipamentos (sismógrafos) e/ou por nós seres humanos. Diante disso e visando incluir conhecimento da área da física, estes foram relacionados aos conhecimentos da área da sismologia. Utilizando a divulgação científica de maneiras diferentes, há a finalidade de possibilitar ao aluno constituir uma visão abrangente sobre o conteúdo trabalho, despertando uma aproximação para com as ciências e consequentemente contribuir com o crescimento da cultura científica no ambiente escolar e no cotidiano do aluno. Palavras-chave: terremotos; divulgação científica; físicaABSTRACT Although scientific knowledge does not have the purpose of being studied at schools, its application, including scientific papers, has been frequently discussed by Brazilian searchers who teach Science. Important abilities to students’ formation are being shown by recent studies about the influences obtained by scientific knowledge. This monograph brings a series of classes dealing with scientific knowledge as a didactic resource to sophomore students discussing earthquakes, an known event daily present, mainly in media. Considering the previous, it was valued how the spreading of the topic earthquake is in several media, including it. In this point of view, in several moments the presence of newspapers and TV news was associated in the planning of this sequence. The study of the theme is from situations that cause the quakes to the moment they are felt by the equipment (seismographs) and/or by human beings. On the considerations and in order to include knowledge of the Physics area, those were related to the knowledge of Seismology area. Employing scientific knowledge in different ways, there is the objective of enable the student to establish a broad view about the obtained content, awakening the willing to know science and hence contribute to the development of science culture in school environment and in the student’s everyday life. Keywords: earthquakes; scientific disclosure; physical;Silva, Henrique César daUniversidade Federal de Santa CatarinaDalmolin, Cesar2016-03-04T13:40:49Z2016-03-04T13:40:49Z2016-03-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis116 páginas.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159749porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-03-04T17:24:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/159749Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732016-03-04T17:24:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
title Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
spellingShingle Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
Dalmolin, Cesar
Física
Divulgação científica
Terremotos
Ensino de Física
Sismologia
title_short Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
title_full Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
title_fullStr Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
title_full_unstemmed Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
title_sort Uma Sequência de Aulas de Física Sobre a Temática dos Terremotos com a Utilização da Divulgação Científica
author Dalmolin, Cesar
author_facet Dalmolin, Cesar
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Henrique César da
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Dalmolin, Cesar
dc.subject.por.fl_str_mv Física
Divulgação científica
Terremotos
Ensino de Física
Sismologia
topic Física
Divulgação científica
Terremotos
Ensino de Física
Sismologia
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Física.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-03-04T13:40:49Z
2016-03-04T13:40:49Z
2016-03-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159749
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/159749
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 116 páginas.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652412031860736