Concepções de formação das educadoras de infância em Portugual e das professoras de educação infantil no Brasil: o discurso dos intelectuais (1995-2006)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Raupp, Marilene Dandolini
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92071
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Concepções de formação das educadoras de infância em Portugual e das professoras de educação infantil no Brasil: o discurso dos intelectuais (1995-2006)EducaçãoEducação infantilProfessores -FormaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este trabalho é uma pesquisa teórico-bibliográfica no campo científico da Educação. Objetiva examinar e analisar como tem sido entendida a formação das educadoras de infância e professoras de Educação Infantil na produção científica portuguesa e brasileira no período de 1995#2006. Trata-se, portanto, de averiguar o conteúdo teórico, ou seja, a base epistemológica sobre a qual se constrói a concepção dessa formação presente: 1) nas teses, nos livros e nos artigos de autoria de pesquisadores portugueses que têm exercido importância na difusão do tema; 2) e em textos brasileiros referentes aos trabalhos sobre formação de professoras de Educação Infantil apresentados nas reuniões anuais da Anped (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação) no grupo de trabalho Educação de Criança de 0 a 6 anos (GT 07). A partir da década de 1990, uma série de críticas advindas da esfera científica direcionam-se tanto às políticas para a formação docente quanto às produções científicas da educação, entre as quais a Educação Infantil. Estas críticas incidem, sobretudo, sobre o esvaziamento do conteúdo da escola e também do próprio conhecimento na formação de professores. A maioria destes estudos inclui análises sobre o construtivismo, bem como sobre suas novas filiações a outras tendências, evidenciando sua forte vinculação a processos ideológicos mais amplos, isto é, às políticas neoliberais articuladas ao pensamento pósmoderno. A partir desta problemática, o trabalho seguiu uma metodologia comparativa por meio do método que evidencia a primazia da ontologia do ser social. Para isso, buscou referências entre autores clássicos e atuais, em particular Georg Lukács e Agnes Heller, os quais, baseando-se fundamentalmente em Marx, elaboraram uma ontologia do ser social, em que os processos sociais são analisados com base científica e filosófica que permite a compreensão de seus complexos e contraditórios movimentos. A pesquisa possibilitou demonstrar que as definições políticas de cada país, no campo da educação das crianças de 0 a 6 anos, geraram a maioria das concepções de formação das educadoras de infância e das professoras de Educação Infantil nas produções científicas portuguesas e brasileiras analisadas, evidenciando que o percurso dessa formação é resultado da articulação de tempos e influências; que as concepções de formação presentes nas produções científicas dos dois países apresentam diferentes conceitos, tendo a maioria deles, no entanto, os mesmos aportes epistemológicos reveladores de uma formação centrada no #cotidiano em si#, cujo significado se expressa no #esvaziamento do conhecimento# nessa formação e se objetiva na #desintelectualização# tanto das educadoras de infância portuguesas quanto das professoras de Educação Infantil brasileiras. This is a theoretical-bibliographical study in the area of education which aims at analyzing the way in which the professional qualification of children#s educators was understood in the Portuguese and Brazilian periods of 1995 to 2006. As such, it assesses the theoretical content or epistemological base over which the this qualification is present: i) in the dissertations, books and academic papers written by Portuguese authors who have contributed to the diffusion of this theme; ii) and in Brazilian papers regarding the qualification of children#s educators in the annual meetings of Anped (National Association of Post-graduation and Research on Education) in the group of 0 to 6 year-old Children Education (GT 07). From 1990 on a series of criticims stemming from the scientific community have been directed at teachers# qualification policies regarding the scientific production of education among which is children education. These criticisms focus, above all, on the emptying of content in schools as well as on knowledge in the qualification of teachers. Most of these studies include analyses of constructivism and new tendencies, highlighting their strong bonding with wider ideological processes such as neo-liberal policies articulated within post-modernism. Departing from this panorama, the study followed a comparative methodology highlighting the primacy of the ontology of the social being searching for references among classic and modern authors, in particular Georg Lukács and Agnes Heller who, based on Marx, elaborated an ontology of the social being in which the social processes are analyzed under a scientific and philosophical light enabling the comprehension of their complex and contradictory movements. The study demonstrated that the political definitions of each country for the education of children of 0 to 6 years old generated most of the concepts of teacher qualifications for children in the scientific productions in Portugal and Brazil analyzed, highlighting the qualification process as a result of articulations of that time. Moreover, results of the study show that the concepts of qualification in those scientific productions in the two countries are different, though most of them have, nevertheless, the same epistemological vein revealing a qualification centered in the "every day alienation", whose meaning expresses the #emptying of knowledge# in this qualification and aims at downgrading the intellect of children educators both in Brazil and in Portugal.Florianópolis, SCMoraes, Maria Celia Marcondes deArce, AlessandraUniversidade Federal de Santa CatarinaRaupp, Marilene Dandolini2012-10-24T05:29:52Z2012-10-24T05:29:52Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis230 f.| grafs.application/pdf251881http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92071porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T20:52:59Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/92071Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T20:52:59Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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