Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FLORENTINO, Giuli Tainah Meder
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: MUTTI, Cristine do Nascimento
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222262
Resumo: A necessidade de manutenção corretiva da obra após a entrega afeta negativamente a imagem e a credibilidade da construtora e o lucro da empresa, já que quanto menor o custo, maior o lucro final. O setor da construção é grande consumidor de recursos naturais. O setor também é responsável pela geração de um grande volume de entulhos. A redução de necessidade de manutenção e retrabalho contribui para a sustentabilidade do setor. Neste artigo é apresentado um estudo de caso sobre a necessidade de manutenção corretiva pós entrega da obra, causada por defeitos no resultado final do produto, que provocaram a insatisfação do cliente e custos para as empresas. Foram apuradas as principais causas de solicitação de manutenção (sendo estas, hidráulicas, infiltrações, esquadrias e fissuras) e o custo estimado para realização dos reparos realizados por duas empresas distintas, coletando dados de sete empreendimentos de 2 construtoras da grande Florianópolis. Os custos foram aproximados através de composições unitárias dos serviços de reparo, com base no SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). O estudo demonstra que muitas das manutenções requeridas pelos clientes têm como causa a execução incorreta do serviço. Este tipo de retrabalho poderia ser evitado com um olhar mais criterioso dos profissionais envolvidos ou com investimento em treinamento contínuo dos colaboradores.
id UFSC_5102328bfbfec9b17c0e88edeb3e3d2a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/222262
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciaisPós-entregaManutenção CorretivaCusto de ManutençãoA necessidade de manutenção corretiva da obra após a entrega afeta negativamente a imagem e a credibilidade da construtora e o lucro da empresa, já que quanto menor o custo, maior o lucro final. O setor da construção é grande consumidor de recursos naturais. O setor também é responsável pela geração de um grande volume de entulhos. A redução de necessidade de manutenção e retrabalho contribui para a sustentabilidade do setor. Neste artigo é apresentado um estudo de caso sobre a necessidade de manutenção corretiva pós entrega da obra, causada por defeitos no resultado final do produto, que provocaram a insatisfação do cliente e custos para as empresas. Foram apuradas as principais causas de solicitação de manutenção (sendo estas, hidráulicas, infiltrações, esquadrias e fissuras) e o custo estimado para realização dos reparos realizados por duas empresas distintas, coletando dados de sete empreendimentos de 2 construtoras da grande Florianópolis. Os custos foram aproximados através de composições unitárias dos serviços de reparo, com base no SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). O estudo demonstra que muitas das manutenções requeridas pelos clientes têm como causa a execução incorreta do serviço. Este tipo de retrabalho poderia ser evitado com um olhar mais criterioso dos profissionais envolvidos ou com investimento em treinamento contínuo dos colaboradores.UFSC/VIRTUHAB2021-04-18T13:32:25Z2021-04-18T13:32:25Z2016-04-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf2596-237Xhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222262FLORENTINO, Giuli Tainah MederMUTTI, Cristine do Nascimentoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-04-18T13:32:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/222262Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-04-18T13:32:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
title Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
spellingShingle Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
FLORENTINO, Giuli Tainah Meder
Pós-entrega
Manutenção Corretiva
Custo de Manutenção
title_short Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
title_full Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
title_fullStr Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
title_full_unstemmed Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
title_sort Análise das manutenções corretivas no primeiro ano pós-entrega de obras residenciais
author FLORENTINO, Giuli Tainah Meder
author_facet FLORENTINO, Giuli Tainah Meder
MUTTI, Cristine do Nascimento
author_role author
author2 MUTTI, Cristine do Nascimento
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FLORENTINO, Giuli Tainah Meder
MUTTI, Cristine do Nascimento
dc.subject.por.fl_str_mv Pós-entrega
Manutenção Corretiva
Custo de Manutenção
topic Pós-entrega
Manutenção Corretiva
Custo de Manutenção
description A necessidade de manutenção corretiva da obra após a entrega afeta negativamente a imagem e a credibilidade da construtora e o lucro da empresa, já que quanto menor o custo, maior o lucro final. O setor da construção é grande consumidor de recursos naturais. O setor também é responsável pela geração de um grande volume de entulhos. A redução de necessidade de manutenção e retrabalho contribui para a sustentabilidade do setor. Neste artigo é apresentado um estudo de caso sobre a necessidade de manutenção corretiva pós entrega da obra, causada por defeitos no resultado final do produto, que provocaram a insatisfação do cliente e custos para as empresas. Foram apuradas as principais causas de solicitação de manutenção (sendo estas, hidráulicas, infiltrações, esquadrias e fissuras) e o custo estimado para realização dos reparos realizados por duas empresas distintas, coletando dados de sete empreendimentos de 2 construtoras da grande Florianópolis. Os custos foram aproximados através de composições unitárias dos serviços de reparo, com base no SINAPI (Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil). O estudo demonstra que muitas das manutenções requeridas pelos clientes têm como causa a execução incorreta do serviço. Este tipo de retrabalho poderia ser evitado com um olhar mais criterioso dos profissionais envolvidos ou com investimento em treinamento contínuo dos colaboradores.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-04-18
2021-04-18T13:32:25Z
2021-04-18T13:32:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 2596-237X
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222262
identifier_str_mv 2596-237X
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222262
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
publisher.none.fl_str_mv UFSC/VIRTUHAB
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652234901159936