Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213517 |
Resumo: | Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/23 |
id |
UFSC_51105e35421437ebef2ebc92895fd9bf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/213517 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemáticaHistória da Educação MatemáticaAcervoInstituto de EducaçãoDisponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/23Este trabalho é um estudo introdutório sobre os acervos de professores de matemática alocados no Centro de Memória de Educação Brasileira (CMEB) do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ). O objetivo deste estudo é analisar a “ficha funcional do professor” para indiciar o documento como base para produção de novos estudos acadêmicos referente a profissão docente. Para isso selecionamos os acervos pessoais dos professores de matemática Ismael França Campos e Alfredina de Paiva que exerceram à docência no ISERJ, no período entre 1932 a 1964. O estudo adota como referencial teórico- metodológico Le Goff (1990) que nos auxilia no ofício do historiador. O texto norteia- se pela seguinte questão: De que maneira as fichas funcionais de professores armazenadas no acervo do CMEB, podem contribuir para as pesquisas em história da educação matemática? Deste modo, as primeiras considerações revelam que a ficha funcional do professor é um instrumento básico e não satisfatório para investigação da vida profissional dos docentes que atuaram no ISERJ.Acervo2020-10-09T20:20:11Z2020-10-09T20:20:11Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfSILVA, M. C.; SILVA, G. A. S.; FRANÇA, D. M.. Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática. ACERVO, v. 2, p. 301-314, 2020.2675-2646https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213517Silva, Manuela CorreiaSilva, Guilherme Antonio Santos daFrança, Denise Medina de Almeidaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-09T20:20:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/213517Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-09T20:20:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
title |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
spellingShingle |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática Silva, Manuela Correia História da Educação Matemática Acervo Instituto de Educação |
title_short |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
title_full |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
title_fullStr |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
title_full_unstemmed |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
title_sort |
Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática |
author |
Silva, Manuela Correia |
author_facet |
Silva, Manuela Correia Silva, Guilherme Antonio Santos da França, Denise Medina de Almeida |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Guilherme Antonio Santos da França, Denise Medina de Almeida |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Manuela Correia Silva, Guilherme Antonio Santos da França, Denise Medina de Almeida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Acervo Instituto de Educação |
topic |
História da Educação Matemática Acervo Instituto de Educação |
description |
Disponível em: http://acervo.ghemat.com.br/index.php/ACERVO-GHEMAT/article/view/23 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-10-09T20:20:11Z 2020-10-09T20:20:11Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
SILVA, M. C.; SILVA, G. A. S.; FRANÇA, D. M.. Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática. ACERVO, v. 2, p. 301-314, 2020. 2675-2646 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213517 |
identifier_str_mv |
SILVA, M. C.; SILVA, G. A. S.; FRANÇA, D. M.. Ficha funcional de professores do ISERJ como fonte de pesquisa para história da educação matemática. ACERVO, v. 2, p. 301-314, 2020. 2675-2646 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/213517 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Acervo |
publisher.none.fl_str_mv |
Acervo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652350089330688 |