Crianças e tecnologias digitais: desafios da mediação familiar e escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Müller, Juliana Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204487
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.
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spelling Crianças e tecnologias digitais: desafios da mediação familiar e escolarEducaçãoMediação familiarCriançasTecnologia educacionalTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2019.Diante das diversas possibilidades de interação das crianças com as tecnologias, este trabalho tem como objetivo compreender como e quando ocorrem as mediações das famílias e de professores no uso das tecnologias digital pelas crianças, bem como suas possíveis implicações. A emergência deste estudo se dá diante do crescente consumo das tecnologias digitais, que, apesar de um contexto de desigualdades, acontece cada vez mais cedo, desafiando famílias e escolas nesta mediação, sobretudo no âmbito da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, desenvolvemos uma investigação de abordagem qualitativa, com aproximações à metodologia da bricolagem, na perspectiva de Kincheloe (2007), envolvendo diversos instrumentos e técnicas de pesquisa, em diferentes campos empíricos. Inicialmente, realizamos um mapeamento exploratório a partir da aplicação de questionários às famílias e entrevistas com professoras de crianças entre 5 e 8 anos; a partir desses dados, foi proposto um grupo de formação, composto por 18 participantes professoras que também eram mães e estudantes , a fim de discutirmos sobre a educação das crianças com o uso das tecnologias e suas possibilidades de mediação; por fim, para um aprofundamento dos dados, realizamos um grupo focal com 5 integrantes do grupo de formação. Neste percurso, a fundamentação teórica se ancorou nos estudos da infância e na mídia-educação, a partir de pesquisas de Belloni (2010), Buckingham (2007), Tisseron (2013),Rivoltella (2017), Aroldi (2017), Mascheroni (2013), Livingstone (2017), Fantin (2018), Bonilla e Pretto (2015), de modo a refletir sobre a criança na cultura digital, as configurações da família na contemporaneidade, as práticas educativas e a mediação da família e da escola no uso das tecnologias pelas crianças. Dentre algumas considerações deste estudo, podemos destacar: a criança consome as tecnologias cada vez mais cedo, mas nem sempre os adultos possuem clareza sobre os riscos e as possibilidades do meio digital; em alguns momentos, a tecnologia atua em substituição à presença adulta, enquanto os pais realizam outras atividades; a ausência de mediação adulta frente ao uso das tecnologias pelas crianças faz com que o artefato seja o mediador em potencial, deixando-as expostas a certos riscos; o fator tempo é um dos motivos, tanto para a falta de mediação adulta como para não realização de formação em cursos/ou grupos de estudos sobre a temática, seja com os professores ou a família; o nível de instrução e a classe social não se mostraram aspectos determinantes na qualidade da mediação realizada; quando utilizadas na escola, as tecnologias, na maioria das vezes, limitam-se ao uso instrumental; a formação inicial e continuada contribui para a reflexão crítica a respeito dos usos da tecnologia entre adultos e crianças e para outras possibilidades de mediação; uma mediação qualificada, que considere as especificidades das crianças, seus contextos familiares e socioculturais, pode favorecer um uso saudável das tecnologias na infância, visto que o adulto não pode se eximir de sua responsabilidade de educar na sociedade contemporânea.Abstract : Faced with the diverse possibilities of children's interaction with technologies, this study aims to understand how and when mediations of families and teachers occur in the use of digital technologies by children, as well as their possible implications. The emergence of this study stems from the growing consumption of digital technologies, which, despite a context of inequalities, happens increasingly earlier, challenging families and schools in this mediation, especially in the context of Early Childhood Education and Early Years of Elementary Education. For this, we developed a research of qualitative approach, with approximation to the methodology of bricolage from the perspective of Kincheloe (2007) involving several instruments and research techniques in different empirical fields. Initially, we conducted an exploratory mapping from the application of questionnaires to the families and interviews with teachers of children between 5 and 8 years old; from these data a training group was proposed, composed of 18 participants - teachers who were also mothers and students - in order to discuss about the education of children with the use of technologies and their possibilities of mediation; finally, for a deepening of the data, we conducted a focus group with 5 members of the formation group. In this course, the theoretical foundation was anchored in the studies of childhood and media-education, from the research of Belloni (2010), Buckingham (2007), Tisseron (2013), Rivoltella (2017), Aroldi (2017),Mascheroni (2013), Livingstone (2017), Fantin (2018), Bonilla and Pretto (2015), to reflect on the child in the digital culture, family settings in contemporary society, the educational practices and mediation of family and school in the use of technology by children. Among some considerations of this study, we can highlight: child consumes technologies at an earlier age, but not always adults have clarity about the risks and the possibilities of digital media; in some cases, technology acts as a substitute for adult presence while parents perform other activities; the absence of adult mediation, regarding the use of technology by children, makes the artifact the potential mediator, leaving them exposed to certain risks; the \"time\" factor is one of the reasons for both the lack of adult mediation and the lack of training in courses or groups of studies on the subject, be it with teachers or the family; the level of instruction and social class is not presented as a determining factor in the quality of performed mediation; when used in the school, the technologies, in most cases, are limited to the instrumental use; initial and continuing formation contributes to critical reflection on the uses of technology between adults and children and other possibilities for mediation; a qualified mediation, considering the specificities of children, their families and socio-cultural contexts can foster a healthy use of technology in childhood, since the adult can not be exempt of its responsibility to educate in the contemporary society.Fantin, MonicaUniversidade Federal de Santa CatarinaMüller, Juliana Costa2020-02-28T18:06:08Z2020-02-28T18:06:08Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis318 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf363867https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/204487porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-02-28T18:06:08Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/204487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-02-28T18:06:08Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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