Margens que se tocam e sujeitos que viajam: o encontro de raça e gênero em narrativas de Buchi Emecheta, Conceição Evaristo e Zora Neale Hurston
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240864 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022. |
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Margens que se tocam e sujeitos que viajam: o encontro de raça e gênero em narrativas de Buchi Emecheta, Conceição Evaristo e Zora Neale HurstonLiteraturaLiteratura nigeriana (Inglês)Literatura brasileiraLiteratura americanaNegras na literaturaMasculinidade na literaturaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, 2022.Esta Tese de doutorado revisita os romances da nigeriana Buchi Emecheta, Cidadã de Segunda classe (2019 [1974]); da brasileira Conceição Evaristo, Ponciá Vicêncio (2003); e da estadunidense Zora Neale Hurston, Seus olhos viam Deus (2002 [1937]), a fim de confrontá-los e lê-los a partir da construção de suas personagens femininas centrais na categoria mulher negra e as respectivas relações que travam com os seus pares amorosos nos romances, em situações de deslocamento geográfico. Qual a possibilidade de socialização e reconhecimento entre os corpos racializados na Colonialidade (Quijano, 2005; 2009) quando atravessados pelo marcador social da diferença de gênero? De que forma os romances representam mulheres e homens racializados nos espaços da periferia da Modernidade e suas interações? Em que medida o trauma da raça os aproxima e o entendimento de gênero os afasta? Como reagem a essa dinâmica social? Como a Literatura tratou de anunciar estes perfis sociais em seus respectivos contextos? E, por fim, como sobre os três romances cabe uma leitura que os aproxime? Interessante perceber nessas narrativas como, não raro, as narradoras dos romances, assim como as próprias protagonistas femininas se compadecem da dor de seus companheiros negros, quase justificando os atos de violências desses maridos. O inverso, no entanto, não se efetiva, pois, as personagens masculinas se apegam a qualquer resquício de poder, violentando-as, performatizando o que chamo neste texto de masculinidade fraturada, posto que tampouco alcançam uma definitiva masculinidade, uma vez que esta é também característica do poder da branquitude. Aproximo os três romances como possibilidades de evidenciar as malhas de poder que constroem um cânone eurocentrado e negam lugar a autoras que falam das margens sociais e políticas da colonização ocidental. Dessas perspectiva, aproximo-as, mas também destaco as particularidades das escritas e dos contextos sobre os quais as romancistas se debruçaram, uma vez que são obras de épocas, países e mesmo idiomas distintos.Abstract: This Doctoral Dissertation revisits the novels Cidadã de Segunda classe (2019 [1974]), by Buchi Emecheta, from Nigeria; Ponciá Vicêncio (2003), by Conceição Evaristo, from Brazil and Seus olhos viam Deus (2002 [1937]), by Zora Neale Hurston, from United Sates, in order to confront and read them from the construction of their central female characters in the category black woman and the respective relationships between then and their amorous pairs in the novels, in situations of geographical displacement. What is the possibility of socialization and recognition between racialized bodies in Coloniality (Quijano, 2005; 2009) when crossed by the social marker of difference of gender? How do the novels represent racialized women and men in the periphery of Modernity and their interactions? How does the trauma of race bring them together and the gender performativity separates them? How do they react to this social dynamic? How do Literature try to announce these social profiles in their respective contexts? And finally, how to read these three novels comparatively? It is interesting to see in these narratives how, not infrequently, the female narrators of the novels, as well as the female protagonists themselves, sympathize with the pain of their black husbands, almost justifying the acts of violence of these partners. The opposite, however, is not effective, since the male characters cling to any remnant of power, violating them [women], performing what I call in this text fractured masculinity, since they do not reach a definitive masculinity either, because this is also characteristic of the power of the whiteness. Finally, I approach the three novels as possibilities to highlight the meshes of power that build a Eurocentric canon and deny place to female authors who speak from the social and political margins of western colonization. In this sense, I put them together, but I also highlight the particularities of the writings and contexts on which the novelists have focused, since their novels are written on different times, countries and even languages.Schmidt, Simone PereiraUniversidade Federal de Santa CatarinaValente, Paulo2022-10-21T16:49:52Z2022-10-21T16:49:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis371 p.| il.application/pdf378148https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/240864porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-21T16:49:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/240864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-10-21T16:49:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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