Às margens do discurso verde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cristiane
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89930
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
id UFSC_51f0bfb24a239b035b1d08c4f5f0618e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/89930
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Às margens do discurso verdeEducaçãoSubjetividadeAnalise do discursoDesenvolvimento sustentávelEducação ambientalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.A pesquisa constitui-se num feixe de reflexões, compostas de forma lúdica, a partir de pressupostos teóricos pós-estruturalistas sobre o discurso verde, expressão que operacionaliza um léxico bastante pulverizado e já institucionalizado, tal como desenvolvimento sustentável, educação ambiental, meio ambiente. Neste sentido, a Revista Veja, objeto de nosso estudo, é analisada como um banco de amostragem desse discurso, lugar institucional que publica textos representativos de uma maneira de apreender o real sob fundamentos econômicos. Se entendermos texto como um tecido de citações, são estes fios que tecem o discurso verde que são tomados na análise, a fim de promover um deslocamento entre os discursos do verde e a produção contemporânea de subjetividades. This research is constituted in a collection of reflections, made in a ludic form, from some post-structuralist theories about the green discourse, expression that runs a very sprayed and institutionalized lexis, as sustainable development, environmental education and environment. In that sense, Veja Magazine, our object of studying, is analyzed as a data of samples of that discourse which publishes representative texts in a way that grasp the real under an economical base. If text is understood as a tissue of quotations, they are these different lines of the green discourse that are discussed, in order to promote a movement between the green discourse and the production of the contemporary subjectivities.Florianópolis, SCGarcia, Wladimir Antonio da CostaUniversidade Federal de Santa CatarinaGuimarães, Cristiane2012-10-23T04:12:59Z2012-10-23T04:12:59Z20072007info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf241993http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89930porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T01:06:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/89930Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T01:06:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Às margens do discurso verde
title Às margens do discurso verde
spellingShingle Às margens do discurso verde
Guimarães, Cristiane
Educação
Subjetividade
Analise do discurso
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
title_short Às margens do discurso verde
title_full Às margens do discurso verde
title_fullStr Às margens do discurso verde
title_full_unstemmed Às margens do discurso verde
title_sort Às margens do discurso verde
author Guimarães, Cristiane
author_facet Guimarães, Cristiane
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Garcia, Wladimir Antonio da Costa
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cristiane
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Subjetividade
Analise do discurso
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
topic Educação
Subjetividade
Analise do discurso
Desenvolvimento sustentável
Educação ambiental
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2012-10-23T04:12:59Z
2012-10-23T04:12:59Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 241993
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89930
identifier_str_mv 241993
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/89930
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652046540210176