O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Assumpção, Jéssica Lícia da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229236
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
id UFSC_5206176fd299dd39e5290050d4673796
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/229236
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty DjáHistóriaIndígenasÍndios GuaraniEscolas indígenasDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.Essa dissertação tem como objetivo analisar como a história, os mitos e as memórias do povo Guarani estão sendo trabalhadas de forma interdisciplinar pelos professores da Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá, localizada no município de Biguaçu- SC. Enfatizo as formas de ensino-aprendizagem e as metodologias utilizadas pelos professores Guarani utilizando essas temáticas, sendo assim não apresento abordagem sobre o ensino de história indígena, como disciplina. Para o desenvolvimento deste estudo foi realizada pesquisa de campo na Escola durante o ano de 2019. A educação tradicional Guarani envolve os saberes ancestrais, o cotidiano, a experiência, histórias, mitos (narrativas), oralidade e a espiritualidade. A educação tradicional é milenar, já a educação escolar indígena foi criada no período colonial com os objetivos políticos de integração e ?civilização?. Porém, entre as décadas de 1970 e 1980, com a luta unificada pelos direitos indígenas, foi conquistada uma educação escolar indígena diferenciada, específica, intercultural, bilíngue e comunitária e o protagonismo da população indígena ganhou destaque. As escolas indígenas, portanto, passam a ser construídas nas comunidades/aldeias em maior número e começam a incluir a educação tradicional em seus currículos e ações, o que impulsiona também a formação de professores indígenas. Portanto, esse estudo visa dar visibilidade ao trabalho dos professores Guarani, no diálogo entre a educação tradicional e a educação escolar, configurando assim a interculturalidade. A partir dos diálogos, observações e entrevistas, trago nessa dissertação os resultados da pesquisa. Os registros das aulas, fotos, materiais e as narrativas orais dos professores Guarani e colaboradores/interlocutores estão contextualizados ao longo do texto. O embasamento teórico aborda os temas: aspectos culturais, histórico, territorial, religioso do povo Guarani, histórias, memórias, mitos, educação tradicional Guarani, educação escolar indígena e a formação de professores Guarani.Abstract: This dissertation aims to analyze how the history, myths and memories of the Guarani people are being worked in an interdisciplinary way by teachers of the Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá (Indigenous School of Basic Education Wherá Tupã Poty Djá), in Biguaçu, SC. My emphasis is on the teaching-learning ways and methodologies used by the Guarani teachers using these themes; I do not approach the teaching of indigenous history as a discipline. A field research was conducted at the school during 2019 for the development of this study. The Guarani traditional education involves ancestral knowledge, daily life, experience, stories, narrative myths, orality, and spirituality. The traditional education is a millenary practice, although indigenous school education was created in the colonial era with the political goals of integration and ?civilize?. However, between the 1970s and 1980s, with the unified fight for indigenous rights, a differentiated, specific, intercultural, bilingual, and communitarian indigenous school education was achieved, with prominent protagonism of the indigenous population. Therefore, more Indigenous schools began to be built in the communities/villages and to include traditional education in their curriculum and actions, which also boosted the formation of indigenous teachers. This study highlights the work of the Guarani teachers, in an intercultural dialogue between school and traditional education, based on dialogues, observations, and interviews as results of the research. The records of the classes, photos, materials, and the oral narratives of the Guarani teachers and collaborators/interlocutors are contextualized throughout the text. The theoretical background covers the following themes: cultural, historical, territorial, and religious aspects of the Guarani people, stories, memories, myths, Guarani traditional education, indigenous school education, and Guarani teacher formation.Nötzold, Ana Lúcia VulfeUniversidade Federal de Santa CatarinaAssumpção, Jéssica Lícia da2021-10-14T19:30:49Z2021-10-14T19:30:49Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis192 p.| il.application/pdf373136https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229236porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-10-14T19:30:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229236Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-10-14T19:30:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
title O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
spellingShingle O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
Assumpção, Jéssica Lícia da
História
Indígenas
Índios Guarani
Escolas indígenas
title_short O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
title_full O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
title_fullStr O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
title_full_unstemmed O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
title_sort O ensino da história, dos mitos e das memórias do povo Guarani na Escola Indígena de Educação Básica Wherá Tupã Poty Djá
author Assumpção, Jéssica Lícia da
author_facet Assumpção, Jéssica Lícia da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nötzold, Ana Lúcia Vulfe
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Assumpção, Jéssica Lícia da
dc.subject.por.fl_str_mv História
Indígenas
Índios Guarani
Escolas indígenas
topic História
Indígenas
Índios Guarani
Escolas indígenas
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2021.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-10-14T19:30:49Z
2021-10-14T19:30:49Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 373136
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229236
identifier_str_mv 373136
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229236
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 192 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652029723148288