Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2002 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
id |
UFSC_522ce411c9616cd94cc6b4aba4373111 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82624 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidadesEnfermagemEnfermeirosEducaçãoSupervisãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a questão da supervisão como uma ação educativa dos trabalhadores de enfermagem. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico-prático o itinerário de pesquisa do educador Paulo Freire (círculo de cultura) e a observação participante, e teve como foco de pesquisa um grupo de enfermeiras de um hospital universitário. Os objetivos foram conhecer as impressões destas profissionais sobre o tema supervisão como uma ação no processo educativo e avaliar de que modo a atividade de supervisão das ações de enfermagem se efetuam, na prática. A escolha do itinerário de pesquisa de Freire se deu, em virtude deste método propiciar o envolvimento dos sujeitos do estudo de maneira participativa. Vale dizer, é essencial a compreensão das reais necessidades dos envolvidos para que possam intervir na formação de suas próprias subjetividades. A transformação de sua realidade, por sua vez, ocorreria através da prática educativa, que parte do conhecimento pré-existente dos participantes. Os dados da pesquisa foram obtidos concomitantemente à prática assistencial através da implementação do círculo de cultura e da observação participante. Os resultados são mostrados através dos depoimentos dos sujeitos, que evidenciam a pertinência do método. Destaca-se, da análise dos resultados, que a supervisão das ações de enfermagem tem se centrado no controle restrito de tarefas e procedimentos, bem como na supervisão de ambientes e de material. Não se constatou, durante as observações realizadas, momentos que se caracterizavam como educação para o trabalho. Percebeu-se, pelas falas das enfermeiras, a crença de que supervisionar é principalmente "fazer junto", o que não foi possível confirmar na observações realizadas. Finalmente, notou-se que a supervisão como ação educativa fazia parte do idealizado pelas profissionais. Porém, no cotidiano isto também não se concretizava.Florianópolis, SCSaupe, RositaUniversidade Federal de Santa CatarinaRebello, Tania Soares2012-10-19T16:47:41Z2012-10-19T16:47:41Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf187944http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:21:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82624Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:21:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
title |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
spellingShingle |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades Rebello, Tania Soares Enfermagem Enfermeiros Educação Supervisão |
title_short |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
title_full |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
title_fullStr |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
title_full_unstemmed |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
title_sort |
Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades |
author |
Rebello, Tania Soares |
author_facet |
Rebello, Tania Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Saupe, Rosita Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rebello, Tania Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Enfermagem Enfermeiros Educação Supervisão |
topic |
Enfermagem Enfermeiros Educação Supervisão |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. |
publishDate |
2002 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2002 2002 2012-10-19T16:47:41Z 2012-10-19T16:47:41Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
187944 http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624 |
identifier_str_mv |
187944 |
url |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1823041560486346752 |