Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebello, Tania Soares
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
id UFSC_522ce411c9616cd94cc6b4aba4373111
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/82624
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidadesEnfermagemEnfermeirosEducaçãoSupervisãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.O presente estudo foi desenvolvido com o intuito de contribuir para a questão da supervisão como uma ação educativa dos trabalhadores de enfermagem. Para tanto, utilizou-se como referencial teórico-prático o itinerário de pesquisa do educador Paulo Freire (círculo de cultura) e a observação participante, e teve como foco de pesquisa um grupo de enfermeiras de um hospital universitário. Os objetivos foram conhecer as impressões destas profissionais sobre o tema supervisão como uma ação no processo educativo e avaliar de que modo a atividade de supervisão das ações de enfermagem se efetuam, na prática. A escolha do itinerário de pesquisa de Freire se deu, em virtude deste método propiciar o envolvimento dos sujeitos do estudo de maneira participativa. Vale dizer, é essencial a compreensão das reais necessidades dos envolvidos para que possam intervir na formação de suas próprias subjetividades. A transformação de sua realidade, por sua vez, ocorreria através da prática educativa, que parte do conhecimento pré-existente dos participantes. Os dados da pesquisa foram obtidos concomitantemente à prática assistencial através da implementação do círculo de cultura e da observação participante. Os resultados são mostrados através dos depoimentos dos sujeitos, que evidenciam a pertinência do método. Destaca-se, da análise dos resultados, que a supervisão das ações de enfermagem tem se centrado no controle restrito de tarefas e procedimentos, bem como na supervisão de ambientes e de material. Não se constatou, durante as observações realizadas, momentos que se caracterizavam como educação para o trabalho. Percebeu-se, pelas falas das enfermeiras, a crença de que supervisionar é principalmente "fazer junto", o que não foi possível confirmar na observações realizadas. Finalmente, notou-se que a supervisão como ação educativa fazia parte do idealizado pelas profissionais. Porém, no cotidiano isto também não se concretizava.Florianópolis, SCSaupe, RositaUniversidade Federal de Santa CatarinaRebello, Tania Soares2012-10-19T16:47:41Z2012-10-19T16:47:41Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf187944http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T20:21:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/82624Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T20:21:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
title Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
spellingShingle Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
Rebello, Tania Soares
Enfermagem
Enfermeiros
Educação
Supervisão
title_short Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
title_full Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
title_fullStr Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
title_full_unstemmed Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
title_sort Supervisão em enfermagem como processo educativo: limites e possibilidades
author Rebello, Tania Soares
author_facet Rebello, Tania Soares
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saupe, Rosita
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebello, Tania Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermagem
Enfermeiros
Educação
Supervisão
topic Enfermagem
Enfermeiros
Educação
Supervisão
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002
2002
2012-10-19T16:47:41Z
2012-10-19T16:47:41Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 187944
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624
identifier_str_mv 187944
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/82624
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1823041560486346752