"Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Eli, Daniela
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129302
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
id UFSC_5248a6f1003d2df9cecfd08cf27a39d4
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129302
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaEli, DanielaOtto, Clarícia2015-02-05T20:55:53Z2015-02-05T20:55:53Z2014329916https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129302Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014Esta investigação identificou castigos escolares e processos de disciplinamento colocados em ação no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração, atual Escola de Educação Básica Nossa Senhora (EEB), no município de Angelina (SC) e problematizou acerca desses castigos e processos. O recorte temporal situa-se entre os anos de 1940 e 1975. No que se refere aos aportes teóricos e metodológicos, consistiu em análise de fontes escritas: atas de reuniões pedagógicas, livro de medidas disciplinares, regulamentos e Decretos. Além desse material de apoio, foram produzidas fontes orais, por meio de entrevistas com ex-alunos. As memórias de ex-alunos são compreendidas na perspectiva da memória coletiva, de acordo com Halbwachs (2006) e da memória trabalho, na acepção de Bosi (2009). Referidas memórias, um total de oito entrevistas, são tomadas como eixo central das reflexões, apresentando a percepção dos entrevistados sobre os tempos em que foram alunos, relativamente ao processo de disciplinarização vivenciado na escola. As falas desses entrevistados igualmente permitiram vislumbrar um conjunto de táticas diante dos castigos (CERTEAU, 1998). No que concerne aos castigos físicos, entre outros, Foucault (1994) é referência para se compreender o processo de disciplinamento e adestramento dos corpos por meio de punições e vigilância. Mesmo proibidos por lei, os castigos escolares, físicos ou morais, estavam presentes nas instituições de ensino, ainda na primeira metade do século XX, sendo paulatinamente substituídos pela disciplina. No caso do Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração, os castigos, além de não terem sido erradicados, também não foram substituídos pelo processo de disciplinamento. Ambos coexistiram simultaneamente, no intento de corrigir o que era considerado mau comportamento dos alunos. Nesse sentido, as crianças eram educadas para serem dóceis e obedientes, e aprendiam, na escola, a amar a sua Pátria. Os castigos foram meios utilizados pelos professores como formas de exercício da autoridade, com a qual mantinham a ordem, a moral e a disciplina em sala de aula.<br>Abstract: This study identified school punishments and disciplinary processes used at the Our Lady of the Sacred Heart School (Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração), now known as the Our Lady Elementary School (Escola de Educação Básica Nossa Senhora) in the municipality of Angelina (SC), and problematized these punishments and processes. The time period studied was from 1940 - 1975. The theoretical and methodological supports were found in the analysis of written sources, the minutes of pedagogical meetings, a book of disciplinary measures, regulations and decrees. Interviews were also conducted with former students. The memories of former students are analyzed according to Halbwachs' (2006) collective memory perspective, and the memory of work, according to Bosi (2009). These memories, gathered in eight interviews, are used as the central focus of the reflections made, which present the perception of the interviewees about their time as students, relative to the disciplinary process they found in school. The statements of those interviewed also allow identifying a set of tactics used in the punishments (CERTEAU, 1998). In terms of physical punishment, Foucault (1994) helps understand the processof disciplining and taming of bodies by means of punishments and vigilance. Although prohibited by law, school punishments, physical or moral, were found at the schools, even in the first half of the 20th century, and gradually substituted by other forms of discipline. In the case of the Sacred Heart School, in addition to not being eradicated, these punishments were not substituted by a disciplinary process. Both co-existed simultaneously, and were used to correct what was considered bad behavior by students. In this sense, the children were educated to be docile and obedient, and the school taught them to love their country. The punishments were means used by teachers to exercise authority, with which they maintained order, morality and classroom discipline.126 p.| il., tabs.porEducaçãoEducação1940-1975Angelina (SC)Castigos corporaisDisciplina escolarMemoria"Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975) info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL329916.pdfapplication/pdf1641383https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129302/1/329916.pdfd175600f7cac08bc5b5aa9b838192362MD51123456789/1293022015-02-05 18:55:53.367oai:repositorio.ufsc.br:123456789/129302Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-02-05T20:55:53Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
title "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
spellingShingle "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
Eli, Daniela
Educação
Educação
1940-1975
Angelina (SC)
Castigos corporais
Disciplina escolar
Memoria
title_short "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
title_full "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
title_fullStr "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
title_full_unstemmed "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
title_sort "Cuidado com a ponteira": memórias de castigos no Grupo Escolar Nossa Senhora do Sagrado Coração (Angelina/SC, 1940-1975)
author Eli, Daniela
author_facet Eli, Daniela
author_role author
dc.contributor.pt_BR.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Eli, Daniela
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Otto, Clarícia
contributor_str_mv Otto, Clarícia
dc.subject.classification.pt_BR.fl_str_mv Educação
Educação
1940-1975
Angelina (SC)
Castigos corporais
Disciplina escolar
Memoria
topic Educação
Educação
1940-1975
Angelina (SC)
Castigos corporais
Disciplina escolar
Memoria
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2014
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-02-05T20:55:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-02-05T20:55:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129302
dc.identifier.other.pt_BR.fl_str_mv 329916
identifier_str_mv 329916
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/129302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 126 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/129302/1/329916.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d175600f7cac08bc5b5aa9b838192362
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805122874081280