Ensino Virtual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Koerich, Clarice da Luz
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107373
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
id UFSC_527fec01bffe66e156ba32f1e4e77f30
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107373
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Universidade Federal de Santa CatarinaKoerich, Clarice da LuzBarbosa, Sayonara de Fátima Faria2013-12-05T23:56:45Z2013-12-05T23:56:45Z2013321261https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107373Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.Os transplantes têm sido a única alternativa de tratamento de saúde para muitas pessoas, bem como para a melhoria da qualidade de vida. É imprescindível o uso de todo o aparato tecnológico e terapêutica específica para promover este tipo de tratamento. Além disso, os transplantes de órgãos de doadores falecidos têm sido incentivados, campanhas de esclarecimentos à população são desenvolvidas todos os anos, e é cada vez mais evidente a necessidade de pessoas qualificadas nos hospitais para identificar os potenciais doadores e realizar os cuidados necessários para manutenção dos órgãos em unidades de pacientes críticos. Esta dissertação de mestrado apresenta uma pesquisa metodológica com produção tecnológica de natureza quantitativa com os seguintes objetivos: desenvolver, implementar um curso online sobre o processo de doação de órgãos para enfermeiros de unidade de terapia intensiva e analisar a metodologia e resultado da aprendizagem. Para desenvolver o curso foi utilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle® da Universidade Federal de Santa Catarina, estruturado com aulas em quatro módulos com os temas: Legislação e História dos Transplantes, Conceito e Fisiopatologia da Morte Encefálica, Identificação e Validação do Potencial Doador de Órgãos, e Cuidados de Enfermagem ao Potencial Doador de órgãos e Família. Foi elaborado um plano pedagógico e utilizada metodologia ADDIE do Design Instrucional, contemplando as etapas: Análise (a necessidade do tema), Desenho (objetivos e formato do curso), Desenvolvimento (operacionalização do curso), implementação (realização do curso) e Avaliação (avaliação pedagógica, técnica e de aprendizagem). Os participantes do curso online foram enfermeiros de unidade de terapia intensiva de adultos de instituições que fazem notificação de morte encefálica e captação de órgãos e que não tivessem participado das comissões intra-hospitalares de doações de órgãos e tecidos para transplantes (CIHDOTT). O período de seleção dos participantes, convite para o curso e a finalização do curso online foi de setembro de 2012 a dezembro de 2012. Na análise de dados foram realizadas quatro avaliações: 1) Avaliação da metodologia e conteúdo do curso por experts, considerada entre regular e boa, a qual sofreu modificações sugeridas antes da aplicação do curso online; 2) Avaliação da experiência de uso do AVA Moodle® pelos alunos, que foi relatada como um sistema dinâmico, interativo, didático, de fácil utilização, com conteúdo de grande valia e material de boa qualidade; 3) Avaliação da 10 aprendizagem realizada através do desempenho em questionários pré e pós-curso e avaliação formativa, onde houve desempenho maior no questionário pós-curso e a avaliação formativa foi positiva, um aluno com média 6,4 e os demais alunos com média superior a 7,3; 4) Avaliação dos aspectos técnicos do AVA por técnicos de informática, que consideraram o AVA uma plataforma com características regulares e boas. Instrumentos específicos foram utilizados e os resultados das avaliações são apresentados em forma de artigo. Conclui-se que um curso online é efetivo na área de doação de órgãos para enfermeiros de UTI e que para melhor efetividade deve-se investir no material digital, plano pedagógico e estrutura adequados. A presença do tutor/professor é importante e o incentivo desta prática para divulgação e ampliação do conhecimento na área de doação de órgãos deve ser estimulada <br>193 p.| il., tabs.porEnfermagemEnsino a distanciaUnidade de tratamento intensivoDoação de orgãos, tecidos, etc.Estudo e ensinoEnfermagem de tratamento intensivoEnsino Virtualinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINAL321261.pdfapplication/pdf3542106https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107373/1/321261.pdfd5064d29260ce491143643b78b0f5ce3MD51TEXT321261.pdf.txt321261.pdf.txtExtracted texttext/plain342609https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107373/2/321261.pdf.txt37b2441655198e5857a3e52fc46e1a21MD52123456789/1073732019-05-13 09:56:42.657oai:repositorio.ufsc.br:123456789/107373Repositório de PublicaçõesPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-05-13T12:56:42Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.en.fl_str_mv Ensino Virtual
title Ensino Virtual
spellingShingle Ensino Virtual
Koerich, Clarice da Luz
Enfermagem
Ensino a distancia
Unidade de tratamento intensivo
Doação de orgãos, tecidos, etc.
Estudo e ensino
Enfermagem de tratamento intensivo
title_short Ensino Virtual
title_full Ensino Virtual
title_fullStr Ensino Virtual
title_full_unstemmed Ensino Virtual
title_sort Ensino Virtual
author Koerich, Clarice da Luz
author_facet Koerich, Clarice da Luz
author_role author
dc.contributor.en.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Koerich, Clarice da Luz
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Barbosa, Sayonara de Fátima Faria
contributor_str_mv Barbosa, Sayonara de Fátima Faria
dc.subject.classification.en.fl_str_mv Enfermagem
Ensino a distancia
Unidade de tratamento intensivo
Doação de orgãos, tecidos, etc.
Estudo e ensino
Enfermagem de tratamento intensivo
topic Enfermagem
Ensino a distancia
Unidade de tratamento intensivo
Doação de orgãos, tecidos, etc.
Estudo e ensino
Enfermagem de tratamento intensivo
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Gestão do Cuidado em Enfermagem, Florianópolis, 2013.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-12-05T23:56:45Z
dc.date.available.fl_str_mv 2013-12-05T23:56:45Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107373
dc.identifier.other.en.fl_str_mv 321261
identifier_str_mv 321261
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/107373
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 193 p.| il., tabs.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107373/1/321261.pdf
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/123456789/107373/2/321261.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d5064d29260ce491143643b78b0f5ce3
37b2441655198e5857a3e52fc46e1a21
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1766805361209114624