PLANTAS MEDICINAIS: UMA POSSIBILIDADE NA REINSERÇÃO DE MENORES INFRATORES DA CASE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Marcelo Antonio
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Pedroso, Jussara Iensen, Blaya, Liane Gaida, Scheuer, Marina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199341
Resumo: O uso de plantas medicinais pela população é um hábito já bastante frequente. No passado, pequenas hortas de chás e temperos compunham o cenário de muitas residências. A necessidade de usar alimentos mais saudáveis trouxe para os dias atuais o desejo de cultivar as plantas medicinais e temperos para alimentação e como auxiliar nos tratamentos de saúde. A facilidade de acesso, cultivo e baixo custo permite que as pessoas consigam produzir em pequenos espaços estas plantas. Sendo assim, o objetivo do Projeto Mandala foi oportunizar aos socioeducandos da Comunidade de Atendimento Socioeducativo - CASE, de Santa Maria /RS, o conhecimento abrangente do cultivo, colheita, secagem e processamento das plantas medicinais, capacitando-os para comercializar o produto final, sendo uma excelente fonte de renda. Foram usados os mais variados tipos de materiais existentes no local. Os métodos foram desenvolvidos através de etapas desde as formas de multiplicação, enraizamento, germinação, transplante até a construção da Mandala utilizando para tanto diferentes tecnologias, tanto teórica como prática. Dez meninos em processo de semiliberdade e 63 de forma indireta participaram do processo. Foram usados materiais diversos para as oficinas, tais como sal temperado, sabonete, vinagre e azeite temperado, shampoo, travesseiro medicinal entre outras. Todas as etapas planejadas foram executadas seguindo as orientações prévias, sendo os resultados plenamente satisfatórios. Foi possível observar que as plantas medicinais e temperos podem ser inseridos na CASE. Os meninos que ali cumprem medidas socioeducativas demonstraram interesse no aprendizado e perceberam que o mesmo pode ser uma fonte de renda. Isso demonstra que o projeto pode contribuir na reabilitação, ressocialização e reinserção social destes educando.
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