A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PONTES, DIEGO
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175421
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
id UFSC_5309b2df79619b07abd6136feddd817b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/175421
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hojegênerosexualidadeensino de sociologialivro didáticogendersexualitysociology teachingtextbookTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.Este trabalho propõe uma reflexão que se articula no campo dos estudos de gênero, sexualidade e educação. Por meio de embates políticos que envolvem essa articulação e impactam diretamente sobre as formas de tratamento e abordagem das questões de gênero e sexualidade nos recursos didáticos e pedagógicos “acionados” para utilização em sala de aula e no ambiente escolar, o referencial analítico que compreende a escola como reprodutora de violências e discriminações aos que escapam às normas curriculares e pedagógicas (Louro, 1997; Diniz e Lionço, 2008; Bento, 2011) envolve a discussão aqui proposta de análise do livro didático Sociologia Hoje, de Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim e Celso Rocha de Barros (2013), e abre espaço para reflexão acerca do lugar contingente da disciplina de Sociologia no Ensino Médio e da discussão sobre essa temática na escola.This work proposes a reflection that is articulated in the field of gender studies, sexuality and education. Through political clashes involving this articulation and impact directly in treatment and approach to issues of gender and sexuality in teaching and learning resources “fired” for use in the classroom and school environment, the analytical framework that includes the school as reproducer of violence and discrimination to which they escape the curricular and pedagogical standards fires (Louro, 1997; Diniz e Lionço, 2008; Bento 2011) as discussion involving the analysis of the textbook Sociologia Hoje, by Igor José de Renó Machado, Henrique Amorim and Celso Rocha Barros (2013) and “open space” for reflection on the contingent place of the discipline of Sociology in High School and the discussion about this subject in the school.Brunetta, Antonio AlbertoUniversidade Federal de Santa CatarinaPONTES, DIEGO2017-05-05T17:32:16Z2017-05-05T17:32:16Z2017-05-05info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis50 f.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175421porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-05T17:32:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/175421Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-05-05T17:32:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
title A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
spellingShingle A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
PONTES, DIEGO
gênero
sexualidade
ensino de sociologia
livro didático
gender
sexuality
sociology teaching
textbook
title_short A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
title_full A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
title_fullStr A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
title_full_unstemmed A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
title_sort A didática do gênero e da sexualidade na escola: reflexões a partir do livro Sociologia Hoje
author PONTES, DIEGO
author_facet PONTES, DIEGO
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brunetta, Antonio Alberto
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv PONTES, DIEGO
dc.subject.por.fl_str_mv gênero
sexualidade
ensino de sociologia
livro didático
gender
sexuality
sociology teaching
textbook
topic gênero
sexualidade
ensino de sociologia
livro didático
gender
sexuality
sociology teaching
textbook
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-05-05T17:32:16Z
2017-05-05T17:32:16Z
2017-05-05
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175421
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/175421
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 50 f.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652139747082240