Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215590 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
id |
UFSC_537ff474ed0ea0ef702eb8e15158af3f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/215590 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório VisirTecnologias da informação e comunicaçãoComunidade de práticaLaboratóriosAmbientes virtuais compartilhadosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019Esta pesquisa teve como objetivo propor uma comunidade internacional de práticas para docentes usuários do laboratório remoto VISIR. Ao longo da pesquisa, foi necessário estudar sobre comunidades de práticas e seu uso potencial em laboratórios remotos; identificar as práticas com potencial colaborativo nas instituições e com os docentes participantes; desenvolver o ambiente tecnológico necessário para dar suporte à comunidade de práticas proposta; validar a proposta com quatro instituições (quatro países ? Brasil, Portugal, Espanha e Argentina) para avaliar o modelo proposto. A motivação para desenvolvimento desta pesquisa veio do histórico do Laboratório de Experimentação Remota (REXLAB) com o projeto VISIR+: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following na Enquiry based Teaching and Learning Methodology supported by VISIR+?. O projeto VISIR+ é um projeto de cooperação internacional que contou com a participação de 21 instituições ibero-americanas parceiras entre outubro de 2015 e abril de 2018. A criação da comunidade de práticas online surgiu com objetivo de proporcionar a oportunidade de um futuro para o projeto VISIR+. Para realização desta dissertação, foi elaborada uma pesquisa de natureza aplicada, abordagem qualitativa, objetivo exploratório e os procedimentos técnicos adotados foram pesquisa bibliográfica e estudo de caso. A pesquisa bibliográfica compõe a seção de Referencial Teórico deste documento; o estudo de caso consiste em visitas de campo para com as instituições parceiras da pesquisa e a aplicação de um questionário de validação da plataforma por parte de especialistas selecionados ? o critério adquirido para seleção dos especialistas foi experiência com o projeto VISIR+. A plataforma foi desenvolvida com o uso de Dokuwiki, um software wiki open source que contém um grande número de plugins. A partir da coleta de dados pôde-se receber um feedback majoritariamente positivo, porém foram apontadas diversas oportunidades de melhorias, que serão desempenhadas em breve. Desta forma, a partir da plataforma desenvolvida pode-se planejar trabalhos futuros, levando em consideração os resultados obtidos e experiência e parcerias com o projeto VISIR+.Abstract: The aim of this research was to propose an international community of practices for teachers who use the VISIR remote laboratory. Throughout the research, it was necessary to study communities of practice and their potential use in remote laboratories; identify practices with collaborative potential in institutions and with participating teachers; develop the technological environment needed to support the proposed community of practice; validate the proposal with four institutions (four countries - Brazil, Portugal, Spain and Argentina) to evaluate the proposed model. The motivation to develop this research came from the history of the Remote Experimentation Laboratory (REXLAB) with the VISIR + project: Educational Modules for Electric and Electronic Circuits Theory and Practice following in the Inquiry based on Teaching and Learning Methodology supported by VISIR + \". The VISIR + project is an international cooperation project that was attended by 21 Ibero-American partner institutions between October 2015 and April 2018. The creation of the online practice community has emerged with the aim of providing the opportunity for a future for the VISIR + project. For the accomplishment of this dissertation, a research of applied nature, qualitative approach, exploratory objective was elaborated and the technical procedures adopted were bibliographic research and case study. The bibliographic research composes the Theoretical Referential section of this document; the case study consists of field visits to the partner institutions of the research and the application of a validation questionnaire of the platform by selected experts - the criterion acquired for the selection of specialists was experience with the VISIR + project. The platform was developed with the use of Dokuwiki, an open source wiki software that contains a large number of plugins. From the data collection it was possible to receive a mainly positive feedback, but several improvement opportunities were pointed out that will be carried out soon. In this way, from the developed platform one can plan future work, taking into account the results obtained and experience and partnerships with the VISIR + project.Bilessimo, Simone Meister SommerAlves, Gustavo R.Universidade Federal de Santa CatarinaSilva, Isabela Nardi da2020-10-21T21:18:16Z2020-10-21T21:18:16Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis153 p.| ils., gráfs., tabs.application/pdf364668https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215590porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:18:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215590Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:18:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
title |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
spellingShingle |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir Silva, Isabela Nardi da Tecnologias da informação e comunicação Comunidade de prática Laboratórios Ambientes virtuais compartilhados |
title_short |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
title_full |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
title_fullStr |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
title_full_unstemmed |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
title_sort |
Comunidade internacional de práticas para compartilhamento de experiências entre docentes usuários do laboratório Visir |
author |
Silva, Isabela Nardi da |
author_facet |
Silva, Isabela Nardi da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Bilessimo, Simone Meister Sommer Alves, Gustavo R. Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Isabela Nardi da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias da informação e comunicação Comunidade de prática Laboratórios Ambientes virtuais compartilhados |
topic |
Tecnologias da informação e comunicação Comunidade de prática Laboratórios Ambientes virtuais compartilhados |
description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Araranguá, Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Informação e Comunicação, Araranguá, 2019 |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2020-10-21T21:18:16Z 2020-10-21T21:18:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
364668 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215590 |
identifier_str_mv |
364668 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215590 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
153 p.| ils., gráfs., tabs. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651972851531776 |