Conhecer direito I : a teoria do conhecimento no século xx e a ciência do direito - Volume VII
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Livro |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/99637 |
Resumo: | Este é o Volume VII da Coleção Pensando o Direito no Século XXI, publicada pelo Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da UFSC, com trabalhos de seus professores e alunos. O tema objeto do livro – o conhecimento jurídico – está incluído na área de concentração em Filosofia, Teoria e História do Direito, na linha de pesquisa Conhecimento Crítico, Historicidade, Subjetividade e Multiculturalismo. O trabalho foi escrito tendo como ponto de partida os estudos desenvolvidos no âmbito do Projeto Conhecer Direito, desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Conhecer Direito (NECODI), projeto esse que conta com o apoio do CNPq através da concessão, ao seu Coordenador, de Bolsa de Produtividade em Pesquisa (PQ) e de Bolsa de Doutorado a duas de suas pesquisadoras, dentre as quais a coautora desta obra. Nesse sentido, inclui textos já publicados e/ou apresentados em eventos da área do Direito no período de 2010 a 2012, que foram devidamente revisados, ampliados e atualizados, e também textos inéditos. O livro está dividido em seis capítulos, sendo que cada capítulo trata de um dos grandes nomes da epistemologia e da teoria do conhecimento do século XX. Em cada capítulo buscamos resumir o pensamento do autor estudado, para posteriormente relacioná- -lo com a área do Direito, buscando verificar sua adequação para a efetivação da pesquisa jurídica científica. O objeto do primeiro capítulo é o estudo do critério de demarcação e da metodologia propostas pelo Racionalismo Crítico de Popper e a possibilidade de sua utilização na área do Direito. O artigo contém uma extensa descrição da proposta epistemológica popperiana e seus principais fundamentos. Na sequência, dedica-se uma seção especificamente ao problema das Ciências Sociais, na perspectiva do Racionalismo Crítico. |
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