Avaliação preliminar da versão prototípica de um sistema informatizado, criado para auxiliar o estudante de medicina no processo para diagnosticar corretamente alguns transtornos psiquiátricos
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90135 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2007. |
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Avaliação preliminar da versão prototípica de um sistema informatizado, criado para auxiliar o estudante de medicina no processo para diagnosticar corretamente alguns transtornos psiquiátricosCiencias medicasPsicopatologiaDoenças mentaisDiagnosticoPsiquiatriaInteligencia artificialDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas, Florianópolis, 2007.Partindo-se da constatação de que os transtornos mentais têm um grande impacto social, e da premissa de que é preciso diagnosticá-los corretamente, para melhor encaminhar esta questão e, ainda, de que um especialista bem treinado é a melhor forma de fazê-lo, construí-se uma ficha de relato clínico, com recursos de hipertexto e Raciocínio Baseado em Casos (RBC), que auxilia o aluno de psiquiatria na redação de seus casos clínicos e na elucidação diagnóstica. Com o objetivo de avaliar se este sistema, disponibilizado na Web o heuristIA , seria capaz de auxiliar alunos de psiquiatria na busca de um diagnóstico correto; solicitou-se a 30 alunos de medicina que dessem o diagnóstico para dois casos clínicos psiquiátricos, auxiliando-se da CID.10, e a outros dois, auxiliando-se do sistema informatizado. Tanto o Teste do quiquadrado, quanto o cálculo dos Coeficientes de Correlação Intraclasse para dados dicotômicos (ICC-d) demonstraram que o número de diagnósticos corretos, com o auxílio do Computador, foi significativamente superior, quando comparado com o número de diagnósticos corretos obtidos com o auxílio da CID.10. Respectivamente: =10,34; gl=3; p=0,016 e ICC d para um quiquadrado de 3,84 ICC d (sistema)=0,03; valor crítico=3,891 | ICC d (CID-10)= 0,02; valor crítico=3,270). O resultado do experimento com os alunos sugere que a hipótese -de que o sistema computacional desenvolvido possa auxiliar estudantes de medicina a alcançar um maior número de diagnósticos corretos, para determinados casos psiquiátricos- é verdadeira.Azevedo, Fernando Mendes deUniversidade Federal de Santa CatarinaGrohs, Géder Evandro Motta2012-10-23T06:29:54Z2012-10-23T06:29:54Z2012-10-23T06:29:54Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis174 p.| tabs., grafs.application/pdf275829http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90135porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T19:38:09Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90135Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T19:38:09Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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