Educação financeira: percepção de alunos do ensino médio de uma escola federal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlim, Gabrielly Amanda Vidal
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234392
Resumo: A maioria das famílias brasileiras não tem como rotina falar sobre dinheiro e seu devido uso com seus jovens, muitas delas não abordam esse assunto e nas escolas também tal temática não é obrigatória. Sabe-se que ensinar educação financeira para os jovens desde cedo é importante para que usem o dinheiro conscientemente e lidem com as finanças, pois quanto mais tempo se pratica, mais se aprende. Deste modo, o objetivo do estudo é identificar a percepção da educação financeira de alunos do ensino médio de uma escola federal. No que se refere aos procedimentos metodológicos trata-se de pesquisa de abordagem qualitativa, de natureza aplicada e descritiva quanto aos objetivos. Em relação à estratégia metodológica, utilizou como técnica de coleta de dados, a pesquisa bibliográfica e a aplicação de um questionário adaptado de Tavares (2012) para um total de 295 alunos do ensino médio, no qual obteve-se 84 respostas e a investigação quantitativa estilo survey. Dentre os principais resultados está a confirmação da preocupação dos alunos com as suas finanças, como saber poupar, investir, planejar e gastar o dinheiro, ainda que se tenha verificado que 72,6% não exercem atividades remuneradas e não recebem mesada. Destaca-se, por fim, que 66,7% da população pesquisada possui o hábito de poupar dinheiro
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