Fatores determinantes das intenções empreendedoras dos acadêmicos da área de Negócios: um estudo sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217325 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis. |
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Fatores determinantes das intenções empreendedoras dos acadêmicos da área de Negócios: um estudo sob o enfoque da Teoria do Comportamento Planejado.NegóciosEducação empreendedoraTeoria do Comportamento PlanejadoTCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Socioeconômico. Ciências Contábeis.O estudo teve por objetivo investigar as intenções empreendedoras dos acadêmicos da área de negócios de universidades federais brasileiras. Para realização do estudo foi aplicado um questionário aos acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Economia de universidades federais do Brasil. A amostra final foi de 423 acadêmicos da área de negócios. Para a análise dos dados utilizou-se a técnica de Modelagem de Equações Estruturais (MEE), estimada a partir dos Mínimos Quadrados Parciais (Partial Least Squares – PLS) e executada no software SmartPLS. Os resultados mostram que a atitude e o controle comportamental percebido influenciam positivamente na intenção dos acadêmicos em se tornarem empreendedores. Já a norma subjetiva não influenciou na intenção empreendedora. A partir da subdivisão da amostra em dois grupos (fases iniciais do curso versus fases finais do curso), considerada como moderadora categórica, verificou-se que, para os acadêmicos no início do curso a norma subjetiva influenciou positivamente nas intenções destes se tornarem empreendedores, entretanto para aqueles no final do curso a relação não foi significativa. Desse modo, confirmou-se as diferenças significativas entre os grupos. Ademais, estes achados contribuem para a melhor compreensão da intenção de empreender dos acadêmicos da área de negócios das universidades brasileiras e sugere maior aprimoramento da educação empreendedora, pois o oferecimento de disciplina que instiguem ações empreendedoras pode ser determinante para a expansão dos negócios, geração de empregos e o crescimento da economia.Florianópolis, SCLunkes, Rogério JoãoMonteiro, Januário JoséUniversidade Federal de Santa CatarinaSousa, Rafaela2020-11-05T18:50:07Z2020-11-05T18:50:07Z2020-09-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis17application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/217325info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-11-05T18:50:07Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/217325Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-11-05T18:50:07Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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