Desempenho de métodos de avaliação do conforto acústico no interior de aeronaves
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91487 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2008. |
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Desempenho de métodos de avaliação do conforto acústico no interior de aeronavesEngenharia de produçãoAeronavesRuidoAcusticaAvaliaçãoTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2008.Nas últimas décadas, o transporte aéreo vem se tornando parte da vida diária da população, e este crescimento é acompanhado pelo desenvolvimento de novas aeronaves, as quais buscam satisfazer níveis de qualidade cada vez mais rígidos. Estas aeronaves devem apresentar características que atendam aos interesses das companhias aéreas em quesitos como desempenho e custo de operação, assim como garantir o conforto dos passageiros e da tripulação. Do ponto de vista do conforto dos passageiros e da tripulação de aviões comerciais, o ruído interno da aeronave destaca-se como ponto importante no projeto e desenvolvimento de novas aeronaves. Para contemplar o conforto acústico no interior de aeronaves é necessário que a percepção do ambiente sonoro seja interpretada e estudada adequadamente. A percepção do som e sua qualidade não são baseadas somente nos sinais físicos, mas também dependem de modalidades sensoriais e não sensoriais. As variáveis cognitivas e afetivas, tais como atitude, expectativas, significado e preferência são relevantes nesse processo de avaliação do conforto. Existem alguns pré-requisitos para construir um instrumento de avaliação que acesse esse fenômeno. Dentre os mais importantes, se destaca a seleção dos métodos. Métodos adaptados da psicofísica e de outras áreas de estudo vêm sendo utilizados para avaliação do som em diferentes situações. Este trabalho tem como objetivo principal verificar o desempenho de cinco métodos (Diferencial Semântico, Ordenamento, Estimativa de Magnitude, Escala de Resposta e Comparação Pareada) na avaliação do conforto acústico no interior de aeronaves, apontando limitações referentes a essas avaliações em uma situação de laboratório, com sujeitos falantes do português do Brasil.Gerges, Samir Nagi YousriCruz, Roberto MoraesUniversidade Federal de Santa CatarinaBitencourt, Raquel Fava de2012-10-23T23:32:43Z2012-10-23T23:32:43Z2012-10-23T23:32:43Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxv, 165 f.| grafs., tabs.application/pdf267129http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/91487porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-02T21:42:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/91487Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-02T21:42:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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