Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Marco Santos
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123216
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Florianópolis, 2014.
id UFSC_55171e834d36a321c1af92feb0bfa350
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/123216
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simuladorComputaçãoAnimação por computadorSimulação (Computadores)Roupas -ConfeccaoSimulação por computadorDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Florianópolis, 2014.Há o interesse na simulação de roupas em qualquer aplicação onde há a presença de humanos virtuais. Contudo, simular o comportamento de tecidos no corpo de uma pessoa é uma tarefa complexa. Além disso, existe a constante necessidade de se obter resultados mais rápidos que viabilizem a simulação de indumentárias cada vez mais detalhadas. Este trabalho aborda técnicas relativas a diferentes etapas e aspectos do processo de simulação. Propõe-se uma otimização para um método para gerar efeitos de rasgo e corte. Ainda, introduz-se um algoritmo para a geração de linhas de costura em malhas de triângulos. As técnicas aqui descritas são utilizadas na implementação de um simulador cujo propósito é agilizar o desenvolvimento de sistemas para projeto e confecção de roupas.<br>Abstract : There is interest in the simulation of clothes in any application where there is the presence of virtual humans. However, simulate the behavior of fabric on the body of a person is a complex task. In addition, there is a constant need to get faster results that allow the simulation of increasingly detailed garment. This work discusses techniques for different stages and aspects of the simulation process. We propose an optimization for a method used to generate effects of tearing and cutting. Also, we introduce an algorithm to generate seam lines for triangle meshes. The techniques described herein are used in the implementation of a simulator whose purpose is to facilitate the development of systems for designing and making clothes.Wangenheim, Aldo v.Universidade Federal de Santa CatarinaSouza, Marco Santos2014-08-06T17:56:50Z2014-08-06T17:56:50Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis75 p.| il.application/pdf326971https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123216porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-08-06T17:56:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/123216Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-08-06T17:56:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
title Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
spellingShingle Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
Souza, Marco Santos
Computação
Animação por computador
Simulação (Computadores)
Roupas -
Confeccao
Simulação por computador
title_short Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
title_full Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
title_fullStr Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
title_full_unstemmed Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
title_sort Simulação interativa de tecidos e roupas: técnicas para o desenvolvimento de um simulador
author Souza, Marco Santos
author_facet Souza, Marco Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wangenheim, Aldo v.
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Marco Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Computação
Animação por computador
Simulação (Computadores)
Roupas -
Confeccao
Simulação por computador
topic Computação
Animação por computador
Simulação (Computadores)
Roupas -
Confeccao
Simulação por computador
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Computação, Florianópolis, 2014.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-08-06T17:56:50Z
2014-08-06T17:56:50Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 326971
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123216
identifier_str_mv 326971
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/123216
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 75 p.| il.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652053824667648