Cooperação internacional entre instituições de ensino superior: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Politécnico do Porto
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205631 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018. |
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Cooperação internacional entre instituições de ensino superior: o caso do Instituto Federal de Santa Catarina e o Instituto Politécnico do PortoAdministraçãoEnsino superiorCooperação internacionalDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração Universitária, Florianópolis, 2018.Uma economia globalizada necessita de profissionais com visão para assuntos internacionais. Desta forma, as Instituições de Ensino Superior (IES) precisam se inserir nos processos de internacionalização. Muitas vêm buscando isso através de estabelecimento de relações com outras instituições estrangeiras, visto que, a internacionalização não acontece de forma isolada. Sabendo da importância da internacionalização para as IES, e entendendo que a cooperação internacional entre instituições é parte fundamental desta estratégia, a seguinte pesquisa teve como principal objetivo propor um modelo para assegurar que uma parceria internacional atinja os objetivos esperados, através da análise da cooperação entre o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e o Instituto Politécnico do Porto (IPP). A pesquisa teve como característica descritiva e qualitativa, sendo um estudo de caso entre o IFSC e o IPP e a coleta e instrumento de dados foi por análise documental, bibliográfica e observação. O método empregado utilizado foi o do estudo de caso por meio da investigação da parceria internacional entre o IFSC e o IPP através de questionamentos do tipo como? e por que? . No sentido de dar sustentação argumentativa ao estudo, foi realizado uma busca nas bases de dados Scielo, Portal de Periódicos da CAPES e Google Acadêmico. A pesquisa destacou a importância das redes de relacionamento dos docentes e do compromisso institucional que deve ser assumido pela equipe gestora, assim como outras importantes questões. Concluiu que as IES de forma geral já reconhecem a importância do processo de internacionalização, porém algumas vezes realizam ações de forma não estruturada e aleatória, sem o devido alinhamento institucional, carecendo de critérios para formalização e crescimento. Neste sentido a proposta de modelo será importante para contribuir com o sucesso deste processo nas IES, e principalmente as da Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica (RFEPCT).Abstract : A globalized economy needs trained professionals with their sights set on internationalization. Thus, Higher Education Institutions (HEIs) need to be included in these processes. Many have been trying to do so by establishing relations with other foreign institutions, since internationalization doesn't come through isolation. Knowing the importance of internationalization for HEIs, and understanding that international cooperation between institutions is a fundamental part of internationalization strategies, the following research focused on proposing a model that ensures that international partnership programs achieve the desired outcome, by observing the cooperation agreement between the Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) and the Instituto Politécnico do Porto (IPP). This was a descriptive and qualitative research. Data was collected though documental and bibliographic resarch, as well as observation. This is a case study, with the purpose of investigating the international partnership between IFSC and IPP, by using questions like \"how?\" and \"why?\" Scielo databases, CAPES's Newspaper Portal and Google Scholar platforms were used to ground the arguments used in this research. It highlights the importance of professors' relationship networks, the necessity of institutional commitment, and so forth. It was concluded that HEIs mostly acknowledge the need for internationalization processes' implementation, however, make decisions regarding it, in a very unstructured and random manner, without due institutional alignment, lacking criteria for formalization and no regard for strategies to improve this process. In this sense, the proposed model will be important in contributing for success in internationalization processes for HEIs, especially those inserted in the Federal Network of Scientific and Technological Education.Stallivieri, LucianeUniversidade Federal de Santa CatarinaCardenuto, Raquel Matys2020-03-31T13:54:44Z2020-03-31T13:54:44Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis193 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf360166https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/205631porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-03-31T13:54:44Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/205631Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-03-31T13:54:44Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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