Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
id UFSC_55213b1cfe9b3b8db9947ba0fafe63cf
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/85726
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbotEngenharia de produçãoAprendizagemSistemas de hipertextoChatterbotsTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A evolução dos computadores trouxe uma variedade de formas de apresentação e recuperação da informação. O hipertexto e o chatterbot são exemplos de mídias que estão sendo utilizados para os mais diversos fins, inclusive o educacional. Acredita-se que a compreensão da forma de apresentação e a recuperação destas informações nas diferentes mídias, especialmente o hipertexto e o chatterbot, auxiliarão na potencialização da aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe verificar até que ponto a forma de apresentação e recuperação do conteúdo por diferentes tipos de mídia pode potencializar a aprendizagem. Com o uso da pesquisa experimental realizada em turmas do curso de administração e computação, analisou-se a influência da forma de recuperação das informações, comparando-se dois paradigmas: a navegação, através do sistema hipertexto, e a pergunta, pelo sistema chatterbot. As hipóteses foram testadas com o auxílio da análise de variância e do teste das comparações planejadas. Os resultados demonstram que das mídias analisadas, o chatterbot apresenta melhor resultado em termos de potencialização da aprendizagem, especialmente na habilidade dos alunos para responder a questões discursivas. Ao analisar-se o desempenho dos alunos com base nas informações efetivamente recuperadas por eles, confirmou-se a hipótese de que, apesar de o chatterbot permitir uma recuperação menor de informações, o esforço para a obtenção das informações gera um processo mais ativo. Além disso, os resultados deste trabalho apresentam fortes indicativos de que os diferentes tipos de recursos instrucionais potencializam a aprendizagem. Pode-se concluir que, para fins educacionais, o chatterbot foi o recurso instrucional mais eficiente do que o hipertexto e a mídia impressa.Florianópolis, SCWazlawick, Raul SidneiUniversidade Federal de Santa CatarinaDomingues, Maria José Carvalho de Souza2012-10-20T22:14:16Z2012-10-20T22:14:16Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 112 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193685http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:43:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85726Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:43:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
title Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
spellingShingle Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
Domingues, Maria José Carvalho de Souza
Engenharia de produção
Aprendizagem
Sistemas de hipertexto
Chatterbots
title_short Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
title_full Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
title_fullStr Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
title_full_unstemmed Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
title_sort Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
author Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_facet Domingues, Maria José Carvalho de Souza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Wazlawick, Raul Sidnei
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Domingues, Maria José Carvalho de Souza
dc.subject.por.fl_str_mv Engenharia de produção
Aprendizagem
Sistemas de hipertexto
Chatterbots
topic Engenharia de produção
Aprendizagem
Sistemas de hipertexto
Chatterbots
description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003
2003
2012-10-20T22:14:16Z
2012-10-20T22:14:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 193685
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726
identifier_str_mv 193685
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xii, 112 f.| il., tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652201634037760