Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbot
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726 |
Resumo: | Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. |
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Mídia e aprendizagem: um estudo comparativo entre hipertexto e chatterbotEngenharia de produçãoAprendizagemSistemas de hipertextoChatterbotsTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.A evolução dos computadores trouxe uma variedade de formas de apresentação e recuperação da informação. O hipertexto e o chatterbot são exemplos de mídias que estão sendo utilizados para os mais diversos fins, inclusive o educacional. Acredita-se que a compreensão da forma de apresentação e a recuperação destas informações nas diferentes mídias, especialmente o hipertexto e o chatterbot, auxiliarão na potencialização da aprendizagem. Neste contexto, este trabalho propõe verificar até que ponto a forma de apresentação e recuperação do conteúdo por diferentes tipos de mídia pode potencializar a aprendizagem. Com o uso da pesquisa experimental realizada em turmas do curso de administração e computação, analisou-se a influência da forma de recuperação das informações, comparando-se dois paradigmas: a navegação, através do sistema hipertexto, e a pergunta, pelo sistema chatterbot. As hipóteses foram testadas com o auxílio da análise de variância e do teste das comparações planejadas. Os resultados demonstram que das mídias analisadas, o chatterbot apresenta melhor resultado em termos de potencialização da aprendizagem, especialmente na habilidade dos alunos para responder a questões discursivas. Ao analisar-se o desempenho dos alunos com base nas informações efetivamente recuperadas por eles, confirmou-se a hipótese de que, apesar de o chatterbot permitir uma recuperação menor de informações, o esforço para a obtenção das informações gera um processo mais ativo. Além disso, os resultados deste trabalho apresentam fortes indicativos de que os diferentes tipos de recursos instrucionais potencializam a aprendizagem. Pode-se concluir que, para fins educacionais, o chatterbot foi o recurso instrucional mais eficiente do que o hipertexto e a mídia impressa.Florianópolis, SCWazlawick, Raul SidneiUniversidade Federal de Santa CatarinaDomingues, Maria José Carvalho de Souza2012-10-20T22:14:16Z2012-10-20T22:14:16Z20032003info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisxii, 112 f.| il., tabs., grafs.application/pdf193685http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/85726porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-03T14:43:55Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/85726Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-03T14:43:55Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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