AS PRÁTICAS DE GESTÃO DE PESSOAS ADOTADAS POR INSTITUIÇÕES FEDERAIS DE ENSINO EM 2021: SEMELHANÇAS E DESSEMELHANÇAS COM O RESULTADO DO LEVANTAMENTO DO TCU DE 2018

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CASCAES, DANIELLE CHRISTIANE TIEFENSEE
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: JULIANI, DOUGLAS PAULESKY
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230172
Resumo: Este estudo tem como objetivo identificar as práticas de gestão de pessoas adotadas por Instituições Federais de Ensino em 2021 e possíveis inconsistências no resultado de governança e gestão de pessoas no último Levantamento Integrado de Governança e Gestão Pública do TCU. A pesquisa é de natureza aplicada e quali-quantitativa. Quanto aos objetivos, a pesquisa é descritiva e utiliza os procedimentos de coleta de dados: pesquisa documental e entrevista. Foram entrevistados 10 servidores de unidades de GP de 8 IFEs. Em 75% das IFEs pesquisadas, houve a validação do resultado do Levantamento do TCU de 2018 pelos entrevistados. Ainda que na maioria das instituições pesquisadas o resultado foi validado, sugere-se que o TCU aprimore a forma de coleta dos dados para evitar respostas inconsistentes. A prática de governança e gestão de pessoas do TCU mais adotadas pelas instituições pesquisadas em 2021 é “Desenvolver as competências dos colaboradores e dos gestores”, a menos adotada é “Assegurar a disponibilidade de sucessores qualificados”. Observou-se desempenhos bastantes díspares entre as IFEs pesquisadas quanto a adoção das boas práticas avaliadas pelo TCU. Sugere-se a realização de estudos acadêmicos que investiguem os fatores intraorganizacionais que favorecem a adoção das referidas práticas.
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