A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Muller, Eliane Fransieli
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180855
Resumo: Resumo O objetivo deste artigo é analisar como ocorre a negligência intrafamiliar contra a pessoa idosa no contexto das denúncias de violência acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. A negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados a pessoa idosa, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A pesquisa exploratória e documental mostrou que a negligência familiar acontece devido à sobrecarga do cuidador familiar, falta de condições físicas e financeiras, conflitos familiares, vínculos familiares fragilizados e o despreparo do cuidador familiar para prestar os cuidados à pessoa idosa aliada a políticas públicas incipientes e centralizadas no papel da família como cuidadora. É necessário pensar as políticas sociais de uma forma ampliada no sentido de permitir a proteção social a todos os membros familiares a fim de garantir um envelhecimento com dignidade.
id UFSC_554835510a091beb580dd939e88e267e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/180855
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.Pessoa IdosaNegligênciaFamíliaPolíticas SociaisResumo O objetivo deste artigo é analisar como ocorre a negligência intrafamiliar contra a pessoa idosa no contexto das denúncias de violência acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. A negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados a pessoa idosa, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A pesquisa exploratória e documental mostrou que a negligência familiar acontece devido à sobrecarga do cuidador familiar, falta de condições físicas e financeiras, conflitos familiares, vínculos familiares fragilizados e o despreparo do cuidador familiar para prestar os cuidados à pessoa idosa aliada a políticas públicas incipientes e centralizadas no papel da família como cuidadora. É necessário pensar as políticas sociais de uma forma ampliada no sentido de permitir a proteção social a todos os membros familiares a fim de garantir um envelhecimento com dignidade.2017-11-13T18:49:11Z2017-11-13T18:49:11Z2017-11-13info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-65044-13-4https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180855Muller, Eliane Fransieliporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-11-13T18:49:11Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/180855Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732017-11-13T18:49:11Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
title A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
spellingShingle A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
Muller, Eliane Fransieli
Pessoa Idosa
Negligência
Família
Políticas Sociais
title_short A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
title_full A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
title_fullStr A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
title_full_unstemmed A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
title_sort A NEGLIGÊNCIA INTRAFAMILIAR CONTRA A PESSOA IDOSA NO CONTEXTO DO SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS – SEPREDI NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC.
author Muller, Eliane Fransieli
author_facet Muller, Eliane Fransieli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Muller, Eliane Fransieli
dc.subject.por.fl_str_mv Pessoa Idosa
Negligência
Família
Políticas Sociais
topic Pessoa Idosa
Negligência
Família
Políticas Sociais
description Resumo O objetivo deste artigo é analisar como ocorre a negligência intrafamiliar contra a pessoa idosa no contexto das denúncias de violência acompanhadas pelo Serviço de Proteção Social Especial às Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias. A negligência refere-se à recusa ou à omissão de cuidados a pessoa idosa, por parte dos responsáveis familiares ou institucionais. A pesquisa exploratória e documental mostrou que a negligência familiar acontece devido à sobrecarga do cuidador familiar, falta de condições físicas e financeiras, conflitos familiares, vínculos familiares fragilizados e o despreparo do cuidador familiar para prestar os cuidados à pessoa idosa aliada a políticas públicas incipientes e centralizadas no papel da família como cuidadora. É necessário pensar as políticas sociais de uma forma ampliada no sentido de permitir a proteção social a todos os membros familiares a fim de garantir um envelhecimento com dignidade.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-13T18:49:11Z
2017-11-13T18:49:11Z
2017-11-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-65044-13-4
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180855
identifier_str_mv 978-85-65044-13-4
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/180855
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652202365943808